web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 10, 2018

Primeiro ônibus que filtra o ar externo é lançado no Reino Unido


Bluestar, da operadora Go-Ahead, traz um filtro instalado no teto que limpa 99,5% das partículas tóxicas do ar

ALEXANDRE PELEGI

Um ônibus que pode filtrar o ar enquanto trafega foi lançado em Southampton, cidade portuária da costa sul da Inglaterra. O lançamento foi anunciado pela operadora de transportes Go-Ahead no dia 27 de setembro de 2018.

“O Go-Ahead Group (LON: GOG), uma das maiores operadoras de ônibus e trens do país, lançou hoje o primeiro ônibus de filtragem de ar do Reino Unido que torna o ar mais limpo enquanto viaja – permitindo que a comunidade local respire mais facilmente”, informa a empresa em seu site.

O ônibus a diesel, que leva o nome de Bluestar, vem equipado com um filtro especialmente projetado que remove as partículas ultrafinas do ar e as intercepta à medida que o ônibus se move pelas ruas. O filtro, então, permite que o ônibus libere um ar mais puro para o ambiente por onde circula.

A operadora Go-Ahead escolheu Southampton como pioneira do protótipo, já que no início deste ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que a cidade está no limite de segurança dos índices de poluição do ar. Por determinação do governo do Reino Unido, a cidade é uma das cinco que deverão elaborar planos de combate à poluição ambiental.

David Brown, executivo-chefe da Go-Ahead, afirmou que o desejo do grupo é que o protótipo mostre que os ônibus devem ser encarados não apenas como a solução para o congestionamento nas cidades, “mas também como uma solução para o problema da qualidade do ar“.

Como o ônibus remove as partículas ultrafinas do ar enquanto percorre a rota, ele está ajudando a resolver os problemas de qualidade do ar da cidade. Este ônibus limpará o ar em sua rota 1,7 vezes por ano a uma altura de 10 metros, imagine a mudança que poderíamos fazer na qualidade do ar se todos os ônibus tivessem essa tecnologia”, acrescenta David Brown.

O filtro, que é montado no teto do ônibus, foi projetado para alcançar uma eficiência de remoção de partículas de 99,5%, sem qualquer impacto para ou passageiro em sua viagem.

Os problemas de saúde associados à poluição do ar exterior estão ligados a 4,2 milhões de mortes prematuras em todo o mundo, de acordo com a OMS. No Reino Unido, o Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra) estima que a poluição do ar por partículas reduza a expectativa de vida dos habitantes, em média, em seis meses.

No final de agosto deste ano, líderes municipais de toda a Inglaterra e País de Gales se uniram para exigir que a primeira-ministra Theresa May tome medidas imediatas para combater a poluição do ar, que, segundo cientistas, causa pelo menos 40.000 mortes prematuras por ano no Reino Unido.

Um total de 17 prefeitos, representando 20 milhões de pessoas em todo o país, assinaram uma carta que pede um plano de ação integral para limpar o ar da nação para ser implementado com urgência. Entre eles estavam o prefeito de Londres, Sadiq Khan, os prefeitos Andy Burnham (da Grande Manchester), Steve Rotheram (região da cidade de Liverpool) e Dan Jarvis (Sheffield), além de líderes de autoridades de todo o país, como Cardiff, Leeds, Newcastle e Southampton.

Steve Simpson, diretor sênior de marketing da Pall Aerospace que projetou o filtro, informa que a empresa utilizou seu conhecimento de filtragem aeroespacial para projetar e construir um produto “que ajudará a limpar o ar das cidades em que vivemos, removendo as partículas que são um componente importante da poluição do ar.”

Segundo o executivo-chefe David Brown, se o teste for bem-sucedido, a ideia é implementar o sistema de filtragem do ar em toda a frota de mais de 5.000 ônibus da Go Ahead no Reino Unido.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2018/10/09/primeiro-onibus-que-filtra-o-ar-em-quanto-trafega-e-lancado-no-reino-unido/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001