web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 22, 2018

Armazenamento de CO2 no fundo do mar ganha força na Noruega


Captura e armazenamento de gás carbônico, ou CCS, é criticada por ser cara e vista como mera desculpa para continuar exploração de combustíveis fósseis. Mas há quem aposte na tecnologia.

A plataforma de gás offshore Sleipner, no litoral da Noruega, onde a captura e o armazenamento de CO2 funcionam desde 1996
No litoral da Noruega, captura e armazenamento de CO2 funcionam desde 1996

Para aqueles que pensavam que instalar painéis solares, plantar árvores e comprar um carro elétrico bastaria, o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, publicado este mês, foi um impressionante grito de alerta.

O mundo está enfrentando uma catástrofe climática, e mudanças urgentes e inéditas são necessárias, diz o documento. Isso inclui o processo de captura e armazenamento de gás carbônico (CCS, em inglês), uma tecnologia repleta de problemas no passado.

O CCS é extremamente caro, e críticos afirmam que ele não passa de uma desculpa para a indústria de combustíveis fósseis continuar operando normalmente, em detrimento da evolução de alternativas renováveis. Porém, na Noruega, a tecnologia vem ganhando impulso – o que não surpreende, dados os contínuos planos do país de explorar suas enormes reservas de petróleo.

"O desafio do clima é tão grande que temos de usar todas as ferramentas à disposição", afirma Trude Sundset, presidente da Gassnova, a companhia estatal norueguesa responsável pela busca de soluções de CCS para o futuro.

A produção de energias renováveis cresce rapidamente, mas muitas indústrias, como as de cimento e aço, emitem vastas quantidades de dióxido de carbono em seus processos produtivos. É aí que a tecnologia de captura e armazenamento de carbono aparece como a única solução, já que a outra alternativa seria encerrar completamente a produção, argumenta Sundset.

"Podemos colocar quantos painéis solares quisermos em todas as fábricas de cimento que quisermos – ainda assim teremos emissões de CO2 muito altas nessa indústria", constata. "E a única solução que conhecemos hoje é capturar o dióxido de carbono e armazená-lo no subterrâneo", explica.

Com apoio do governo norueguês, a Gassnova agora está nos estágios finais de um projeto piloto que poderá concluir as primeiras unidades de captura completa de carbono numa fábrica de cimento, assim como a primeira unidade de incineração de lixo. Cada unidade capturaria 400 mil toneladas anuais de CO2, o equivalente às emissões de 171 mil automóveis.

"O próprio processo de fabricar cimento emite muito CO2, e a produção total de cimento no mundo representa entre 5% e 7% do total anual de emissões de carbono", calcula Per Brevik, diretor de sustentabilidade e combustíveis alternativos na Heidelberg Cement Northern Europe, fábrica que faz parte do projeto piloto da Gassnova.

A fábrica, que fica a duas horas de carro da capital norueguesa, Oslo, já testou vários métodos de captura de gás carbônico e espera que uma solução completa esteja funcionando até 2024. "Tiraremos o CO2 do gás da chaminé, o condicionaremos e armazenaremos no fundo do Mar do Norte", detalha Brevik.

A ideia de remover CO2 do ar para armazená-lo em rochas porosas sob o leito marinho não é nova. A empresa estatal de energia da Noruega, Equinor, opera uma unidade de CCS numa de suas plataformas de gás natural no Mar do Norte desde 1996, provando que a tecnologia funciona.

Esse projeto específico faz sentido economicamente graças ao imposto de 52 euros por tonelada de CO2 emitida em instalações de petróleo e gás offshore. A Equinor teria pagar 105 mil euros por dia para poder liberar o gás carbônico na atmosfera, o que faz da tecnologia CCS uma alternativa mais barata.

"O problema é que não existe um modelo de negócios para isso em terra firme", diz Sverre Overa, diretor de projetos na Equinor. O imposto europeu atual de CO2 é de menos de 20 euros por tonelada, apesar de haver previsões de que o valor deverá aumentar em 2019.

Talvez de forma um pouco paradoxal, a experiência da Noruega com a exploração offshore de petróleo e gás poderá trazer benefícios para o meio ambiente. A Gassnova está usando esse conhecimento tecnológico para preparar uma infraestrutura de armazenamento de CO2 que poderia ser implementada em toda a Europa.

O dióxido de carbono capturado será liquefeito e transportado por navio para uma unidade na costa oeste da Noruega. De lá, poderá ser canalizado para o Mar do Norte e bombeado cerca de 3 mil metros abaixo, para dentro de formações rochosas porosas.

"Se conseguirmos estabelecer nossa própria infraestrutura, indústrias no Reino Unido, na Alemanha e em outros lugares verão que, se capturarem as suas emissões, poderão realmente enviá-las para algum lugar e alguém garantirá que o CO2 está armazenado de forma segura", diz Sundset, da Gassnova.

Insiders da indústria afirmam que já existe interesse no modelo de CCS norueguês em outras empresas por toda a Europa. "A Noruega é, certamente, uma das pioneiras do CCS na Europa, e realmente mostrou que CCS pode ser usado como tecnologia que ajuda a reduzir emissões de CO2 em escala industrial", pondera Luke Warren, da Zero Emission Platform (Plataforma Zero Emissões, em tradução livre), uma organização que defende os interesses da indústria de CCS e de grupos de pesquisa sobre o assunto e que também aconselha a Comissão Europeia sobre a tecnologia.

Governos anteriores na Noruega arquivaram projetos de CCS em larga escala, mas o governo atual forneceu os fundos necessários para os projetos piloto até agora. Em sua última proposta de orçamento, em outubro, o governo separou mais 71 milhões de euros para duas unidades completas de captura de CO2 e para a infraestrutura de armazenamento de dióxido de carbono sob o fundo do Mar do Norte até 2021.

O custo total foi estimado em 1,6 bilhão de euros. As empresas de energia Equinor, Shell e Total já estão envolvidas no desenvolvimento do projeto de CCS da Noruega, arcando com parte dos custos, em conjunto com o Estado norueguês. Mas ainda é preciso esperar para ver quem pagará a maior parte da conta.

 

Fonte: https://www.dw.com/pt-br/armazenamento-de-co2-no-fundo-do-mar-ganha-for%C3%A7a-na-noruega/a-45943048



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001