web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 26, 2018

A desarborização e suas consequências


Entenda o que pode acontecer em uma região afetada pelo desmatamento.

Por ENERGISA MS

Todo mundo sabe que as árvores possuem diversos benefícios, como diminuir as partículas de poluição do ar, proporcionar sombra e tornar ambientes mais frescos. Mas, você sabe quais são as consequências da desarborização?

A desarborização e suas consequências. — Foto: Divulgação
A desarborização e suas consequências. — Foto: Divulgação

Onde há desarborização, há alteração do clima. Isso ocorre porque as árvores possuem a capacidade de absorver energia solar durante o processo de fotossíntese, por conta da redução dessas árvores a exposição do solo aumenta e o calor se propaga com mais intensidade.

Com o solo mais exposto, agentes erosivos passam a degradá-lo com mais facilidade, resultando na diminuição de nutrientes e o tornando inadequado para a agricultura.

Outra consequência preocupante é a seca. Através da evapotranspiração, as árvores desempenham papel fundamental na umidade relativa do ar e no processo de formação da chuva. Quando ocorre a desarborização a seca fica evidente e a presença da chuva mais rara.

A desarborização e suas consequências. — Foto: Divulgação
A desarborização e suas consequências. — Foto: Divulgação

A combinação das situações anteriores prejudica a biodiversidade do local afetado, além de tornar favorável o surgimento de pragas e doenças – devido ao desequilíbrio nas cadeias alimentares e a eliminação de predadores de alguns animais, especialmente insetos, que passam a se proliferar sem controle.

Um exemplo prático desse tipo de situação está mais perto do que você imagina. A maior parte do território de Mato Grosso do Sul é coberto pelo cerrado. Segundo dados obtidos pela CI Brasil - Conservation International, o cerrado brasileiro pode desaparecer totalmente até o ano de 2030, por causa do desmatamento. Um dos resultados dessa situação específica, é o aumento dos períodos de seca, que agrava o índice de queimadas naturais.

Fique sabendo:

- A sombra das árvores pode reduzir em até 2ºC a temperatura do asfalto e em até 8ºC a temperatura do interior dos carros;

- Zonas urbanas arborizadas podem possuir até 60% menos partículas de poluição no ar;

- Uma árvore na fase adulta produz oxigênio suficiente para dois adultos e pode absorver até 3 mil litros de água da chuva.

ENERGISA MS

Fonte: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/especial-publicitario/energisa-ms/cidade-das-arvores/noticia/2018/10/25/a-desarborizacao-e-suas-consequencias.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001