web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 7, 2018

Poluição ambiental e risco de câncer à luz das evidências científicas


Há três décadas era ainda uma especulação se o aumento no número de casos de câncer seria algo real ou representaria uma maior taxa de detecção da doença pela disseminação de novos métodos diagnósticos como o uso de tomógrafos, dentre outros.

Por Clínica Reichow
06/11/2018 15h20  Atualizado há 19 horas
Foto : Brady Bellini - Unplash

Atualmente, entidades como o IARC (International Agency for Research on Cancer) reconhecem que o aumento na incidência de câncer no mundo é um fato consolidado, não se deve apenas ao aparato tecnológico à disposição dos médicos, e a doença não poupa nenhuma faixa etária.

Ao mesmo tempo, surgem evidências em diferentes pontos do globo terrestre, que relacionam esse aumento de incidência do câncer com a poluição ambiental.

Para ilustrar, pesquisadores italianos têm notado uma clara associação entre morar próximo a rodovias (< 25 metros versus > 500 metros) e risco aumentado de câncer de pulmão (sendo este risco duas vezes maior em mulheres que residem junto às estradas). Uma explicação lógica é que poluentes ejetados através do escape dos veículos são sabidamente cancerígenos. Quem reside próximo a rodovias fica mais exposto a essas substâncias, que incluem hidrocarbonetos como o benzeno.

Além da lógica formal, pode-se dizer que há plausibilidade biológica para este fenômeno. Deve-se ressaltar o trabalho de pesquisadores brasileiros que – investigando efeito da poluição do ar sobre taxistas e controladores de tráfego que trabalham na cidade de São Paulo – perceberam sinais de dano ao material genético de células da boca destes trabalhadores. O dano ao material genético das células do organismo é uma etapa inicial no mecanismo do câncer. Com o acúmulo de mutações em nosso DNA, algumas das células acabam desenvolvendo uma vantagem proliferativa e passam a se multiplicar de maneira descontrolada, podendo invadir tecidos ao redor e até mesmo disseminar à distância (gerando metástases).

Ainda no Brasil, estudo publicado em 2012 por um grupo de pesquisadores ligados à Universidade de São Paulo demonstrou claramente uma correlação entre a localidade de residência do indivíduo, a concentração de material particulado no ar (um indicador da poluição do ar medido por estações da Companhia Ambiental do Estado - CETESB) e risco de adoecimento por câncer de pele, laringe, tireóide, bexiga e pulmão. Morar no bairro do Brás, por exemplo, implica em risco pelo menos duas vezes maior de o indivíduo apresentar câncer de pele ou morrer de câncer de pulmão que uma pessoa residente em bairros da zona Sul da cidade, segundo o estudo (figura).

Em novembro de 2017 o jornal britânico The Guardian noticiou cancelamento de atividades escolares, e até mesmo a suspensão de uma maratona em Nova Délhi, Índia, devido uma névoa de fumaça que cobriu a cidade por alguns dias, fazendo a concentração de material particulado no ar atingir nível onze vezes superior ao máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o que corresponderia a fumar 50 cigarros no mesmo dia.

Artigo publicado no mesmo ano no periódico Lancet gerou repercussão ao destacar a conclusão dos autores: estima-se que uma em cada seis mortes no mundo decorrem da poluição ambiental (responsável por mais mortes em nosso planeta que a Guerra, a Fome, malária, tuberculose e mesmo a AIDS).

Dr. Cristiano de Assis Pereira Hansen, Oncologista Clínico, CRM/SC 12169, RQE 14624

*Clínica de Oncologia Reichow



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001