web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 23, 2018

Com fogo quase contido, qualidade do ar vira preocupação na Califórnia


Publicado em 22/11/2018

As autoridades temem que o problema aumente nos próximos anos.

Com fogo quase contido, qualidade do ar vira preocupação na Califórnia
Depois do fogo, Califórnia enfrenta o perigo das enchentes.

O incêndio que deixou dezenas de mortos no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, também fez despencar a qualidade do ar no estado. No auge do fogo, na semana passada, respirar em cidades como Sacramento, San Francisco e Oakland equivalia a fumar quase um maço de cigarro por dia.

A situação fez diversas escolas e universidades fecharem as portas e médicos recomendarem o uso de máscaras e respiradores, especialmente para pessoas que tem problemas respiratórios ou de coração.

Além de mudar a paisagem das cidades da região, a fumaça se espalhou além do norte da Califórnia e chegou a afetar a costa leste americana, a mais de 4.000 km de distância, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Apesar disso, a qualidade do ar na Califórnia já começou a melhorar em consequência do trabalho dos bombeiros, que já contiveram 80% do incêndio, chamado de Camp. O último balanço oficial informou que ele deixou 81 pessoas mortas, mais de 700 desaparecidas e 13 mil casas destruídas.

Segundo o serviço de Proteção Ambiental dos EUA, nesta quarta-feira (21) a qualidade do ar na região equivalia a fumar 5,4 cigarros por dia, segundo cálculos do site Vox. Na última quinta (15), esse valor era de 14 cigarros.

Apesar disso, o ar continua nocivo para o ser humano em algumas regiões do estado, incluindo na capital, Sacramento, e em torno da cidade de Paradise, a mais atingida pelo fogo.

A situação é melhor no sul do Estado, onde o Woolsey, que deixou três mortos, já está 98% contido.

Pesquisas recentes mostram que crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde são as mais vulneráveis a desenvolver problemas respiratórios em decorrência dos incêndios.

A exposição a curto prazo à fumaça pode agravar ainda problemas como asma, bronquite e pneumonia, além de causar um aumento procura por atendimento médico mesmo entre pessoas saudáveis.

Embora para a maioria a exposição à fumaça gere apenas um aborrecimento, causando ardor nos olhos, garganta arranhada ou desconforto no peito, as autoridades temem que o problema aumente nos próximos anos.

Um estudo publicado no início de 2018 apontou que o aumento dos incêndios florestais, a expansão urbana em áreas arborizadas e o envelhecimento da população levaram a um crescimento do número de pessoas que correm risco de desenvolver problemas respiratórios ou cardíacos.

"A temporada dos incêndios costumava ser de junho a setembro. Agora parece estar acontecendo o ano todo. Precisamos nos adaptar a isso", disse Wayne Cascio, cardiologista da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e um dos autores do estudo.

A fumaça da madeira contém alguns dos mesmos produtos químicos tóxicos que a poluição do ar urbano, junto com minúsculas partículas de vapor e fuligem 30 vezes mais finas do que um cabelo humano. Estes podem se infiltrar na corrente sanguínea, potencialmente causando inflamação e danos nos vasos sanguíneos, mesmo em pessoas saudáveis, mostrou a pesquisa.

"Sabemos muito pouco sobre os efeitos de longo prazo da inalação de fumaça de incêndio porque é difícil estudar essa população anos após o fogo", disse o médico John Balmes, da universidade da Califórnia em San Francisco, especializado no assunto.

Fonte: Com informações da Folhapress

 

Fonte: https://www.braziliantimes.com/mundo/2018/11/22/com-fogo-quase-contido-qualidade-do-ar-vira-preocupacao-na-california.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001