web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Dez 6, 2018

Emissões globais de CO2 aumentaram em 2018, afastando-se das metas do Acordo de Paris


Relatório mostra que emissões ligadas à indústria e combustão de carvão, petróleo e gás registram aumento de 2,7% em relação ao ano anterior.

Por France Presse
Nuvens de fumaça de poluição são vistas perto da ponte Guomao, na área comercial de Pequim, na China, após a cidade emitir 'alerta vermelho' para a poluição — Foto: Reuters
Nuvens de fumaça de poluição são vistas perto da ponte Guomao, na área comercial de Pequim,
na China, após a cidade emitir 'alerta vermelho' para a poluição — Foto: Reuters

As emissões de CO2 (dióxido de carbono) das energias fósseis, principal causa do aquecimento global, registraram em 2018 uma alta inédita em sete anos, afastando ainda mais o mundo das metas do Acordo de Paris.

Segundo um relatório científico anual publicado nesta quarta-feira (5) na 24ª Conferência sobre Clima da ONU, celebrada na Polônia, as emissões de CO2 ligadas à indústria e à combustão de carvão, petróleo e gás, crescerão 2,7% em relação a 2017. No ano passado foi registrado um aumento de 1,6%, depois de três anos quase estáveis.

Somente em 2011 e ao final da crise financeira de 2008 houve dados piores, disse à agência de notícias France Presse (AFP) o especialista em clima Glen Peters, do centro de pesquisa Cicero de Oslo, e um dos autores do estudo publicado na revista "Open Access Earth System Science Data".

"O crescimento da economia e a energia estão superando as políticas climáticas", afirmou o pesquisador. "Estamos longe da trajetória que nos permitiria permanecer em um aumento da temperatura de 1,5ºC a até 2ºC", as duas metas do Acordo de Paris, segundo Peters.

"Cresce a retórica, mas não a ambição, derrapamos completamente", acrescentou.

Verão e inverno extremos nos EUA

A forte alta este ano é alimentada principalmente por um boom de emissões na China (+ 4,7%), o maior emissor do mundo, cujos esforços contribuíram, no entanto, com bons resultados nos anos anteriores, de acordo com o 13º balanço anual da Global Carbon Project, realizado por 80 cientistas.

Os Estados Unidos, segundo país mais poluidor, registraram um aumento de 2,5% em 2018. Para os pesquisadores, este não é necessariamente um reflexo das políticas anticlima do governo Trump, mas, sim, de um inverno e de um verão extremos, que aumentaram o uso de aquecedor e ar condicionado.

O aumento na Índia, 4º país mais poluidor, foi de 6,5%.

As emissões europeias, por outro lado, retrocederam (-0,7%), embora com disparidades nacionais.

Petróleo em aumento

Além do carvão, que continua sendo o inimigo número um, o consumo de gás natural aumentou 2% ao ano no mundo entre 2000 e 2017, e 8,4% na China, que combate a poluição do ar.

Quanto ao petróleo, acreditava-se que um teto havia sido alcançado em termos de consumo. No entanto, o número de veículos cresce 4% a cada ano, com uma porcentagem irrisória para veículos elétricos. O consumo de combustível para a aviação comercial disparou 27% em 10 anos.

"Embora tenha havido progressos notáveis em termos de energia limpa e veículos elétricos, estes não são altos o suficiente para interromper o avanço dos combustíveis fósseis", disse Peters.

No total, as emissões de CO2 dos combustíveis fósseis deverão, previsivelmente, atingir um recorde em 2018, concentrando 3/4 dos gases de efeito estufa.

'Abrir os olhos'

Com esses dados, resta saber como o mundo conseguirá parar rapidamente as emissões antes de começar a reduzi-las. E se o mundo pretende permanecer em um aumento da temperatura de 1,5ºC em relação à era pré-industrial, as emissões terão que ser reduzidas em 45% em 2030 com relação a 2010.

"Este ainda não é o teto esperado para as emissões, embora também não seja um retorno aos altos níveis dos anos 2000", disse Corinne Le Queré, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.

Para o climatologista Kevin Anderson, da Universidade de Manchester, é "hora de abrir os olhos".

"Com a ilusão coletiva, a satisfação parcial e as mentiras, as emissões continuarão a aumentar", alertou.

 

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/12/05/emissoes-globais-de-co2-aumentaram-em-2018-afastando-se-das-metas-do-acordo-de-paris.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001