web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Dez 27, 2018

Governo francês é pressionado por petição em defesa do clima assinada por 1,7 milhão de pessoas


ONGs decidiram processar o governo para que ele respeite os compromissos climáticos. Administração critica a iniciativa.

TOPO Por RFI

Névoa de poluição cobre Paris em entorno da Torre Eiffel, em foto de 27 de julho  — Foto:  Mustafa Yalcin/Anadolu Agency via AFP
Névoa de poluição cobre Paris em entorno da Torre Eiffel, em foto de 27 de julho
Foto: Mustafa Yalcin/Anadolu Agency via AFP

A imprensa francesa desta quarta-feira (26) destaca o sucesso de uma petição na internet, criada por quatro ONGs contra o governo francês pela falta de engajamento climático. Em apenas uma semana, o documento foi assinado por mais de um milhão e 700 mil pessoas na França.

"O problema do século" é o nome do documento disponibilizado na internet por quatro ONGS, entre elas, o Greenpeace e a Oxfam. Essas organizações decidiram, em nome do interesse dos cidadãos, processar o governo francês para que ele respeite os compromissos climáticos.

O sucesso do engajamento dos franceses em prol desta causa é destacado pelo jornal "Les Echos", que lembra que uma petição nunca conseguiu reunir tantas assinaturas no país. Entrevistada pelo diário, Audrey Pulvar, presidente da Fundação Pela Natureza e Pelo Homem, uma das ONGs que idealizaram o movimento, diz que a grande quantidade de assinaturas - mais de de um milhão e 700 mil - mostra que "as questões ligadas ao aquecimento global e à biodiversidade estão no centro das preocupações dos franceses".

No documento, as quatro ONGs se dirigem ao primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, e seus doze ministros, dizendo que as emissões de gases de efeito estufa aumentaram na França desde a Assinatura do Acordo de Paris, na COP 21, em 2015.

"As mudanças climáticas estão aí: elas já afetam as nossas vidas e não poupam ninguém", diz o texto da petição, destacando que "os Estados e os atores econômicos permanecem surdos aos apelos desesperados de cientistas e associações", enquanto os "investimentos necessários para remediar essa catástrofe deveriam ser financiados majoritariamente pelos mais abastados", mas "é a classe média e os mais desfavorecidos que mais contribuem hoje".

Ministro francês critica petição

A reação do governo francês à petição estampa a capa do jornal Le Parisien/Aujourd'hui en France desta quarta-feira, que entrevistou o ministro da Transição Ecológica, François de Rugy. "Não é no tribunal que vamos fazer com que as emissões de gases poluentes baixem", é a manchete que destaca uma das declarações do ministro.

François de Rugy se diz a favor da mobilização pelo clima, mas acredita que a justiça não tem o poder de forçar o governo a respeitar as leis: "não é essa a função de nossas instituições", afirma. No entanto, o ministro reconhece que as emissões de gases poluentes tiveram um aumento em 2017, segundo ele, devido à "recuperação econômica" do país.

Na entrevista, o ministro critica o movimento dos "coletes amarelos" e diz acreditar que o sucesso da petição está relacionado com a mobilização que, em suas palavras, "trata da ecologia como se fosse um problema".

François de Rugy tenta justificar o aumento sobre o imposto sobre a transição ecológica - alvo da revolta dos "coletes amarelos" e que foi cancelado antes de começar a ser aplicado.

O ministro afirma que a medida deveria engajar os franceses que querem reagir e diz que o debate que o governo pretender iniciar em 2019 sobre a questão climática vai decidir as escolhas coletivas para lutar contra o problema.

 

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/12/26/governo-frances-e-pressionado-por-peticao-em-defesa-do-clima-assinada-por-17-milhao-de-pessoas.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001