web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jan 29, 2019

Combinação de Ozônio e Oxigênio promete combater infecções e aliviar a dor


Renata Galdino
rgaldino@hojeemdia.com.br

Tema polêmico no país, a batalha para o reconhecimento da aplicação de ozônio com finalidade terapêutica ganha novo capítulo com a criação da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (Sobom). O órgão quer ampliar a divulgação da técnica que, segundo especialistas adeptos do método, são eficazes graças aos poderes anti-inflamatórios e antimicrobianos atribuídos à molécula. O Conselho Federal de Medicina (CFM), porém, não reconhece a prática.

Quem é submetido à técnica garante melhora em sintomas de doenças. É o caso do consultor de finanças pessoais Diogo Gonçalves, de 37 anos. Em 2017, ele foi atrás de um tratamento para acabar com as crises de sinusite e gripe. Seis meses depois, começou a aplicação de ozonioterapia. “Nunca tinha ouvido falar, e tive preconceito, achei que não iria melhorar. Mas, me surpreendi. Há oito meses não tenho crise de sinusite e a baixa imunidade, que me deixava resfriado, acabou”, conta.

A técnica consiste em administrar uma mistura de gases ozônio (5%) e oxigênio (95%) no organismo para combater infecções e aliviar dores, explica o nutrólogo Adriano Faustino, diretor-científico da Sobom e que trabalha com a terapia desde 2012. Também é usada para reduzir efeitos colaterais do tratamento de câncer e amenizar a hérnia de disco.

A aplicação é rápida e feita em locais específicos, principalmente onde há dores. No corpo, a combinação aumenta a oxigenação celular, facilitando a circulação sanguínea e destruindo bactérias, o que aumenta a resistência imunológica. “Há efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, germicidas”, frisa a presidente da Sobom, Maria Emília Gadelha Serra. A molécula também teria poder antioxidante, revertendo o grau de envelhecimento de órgãos e tecidos e prevenindo doenças degenerativas, como Alzheimer.

Bucal

Tantas propriedades atribuídas à terapia levaram a molécula a ganhar espaço até na cadeira do dentista. Em 2015, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) regulamentou a aplicação do ozônio como prática integrativa e complementar ao tratamento dentário. Nesses casos, a ação é local, explica Maria Virgínia Cerqueira, presidente da Comissão de Práticas Complementares e Integrativas (PICs) do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG).

A especialista afirma que o ozônio não tem efeito colateral, não provoca dor e apresenta resposta rápida ao tratamento. “Quando entra no corpo é difundido para todos os tecidos, trazendo sensação de bem-estar”.

Na odontologia, a terapêutica é indicada para antes, durante e depois de cirurgias, para reduzir o perigo de infecção e inflamação. “Até para tratar canal cuja infecção não foi controlada, e o local está cheio de bactérias”, explica Maria Virgínia. Entretanto, os médicos alertam: o procedimento não cura doenças. “Não se pode falar nisso, mas contribui para uma boa qualidade de vida, melhora a condição do paciente”, ressalta o nutrólogo Adriano Faustino.


Segundo especialistas, pessoas de todas as idades podem ser tratadas. A contraindicação é para quem tem deficiência da enzima G6PD, que causa alergias mais severas. Nesses casos, um exame de sangue pode ser pedido pelo médico

Reconhecimento da prática será analisada no Congresso

A ozonioterapia é aplicada há mais de cem anos na Alemanha. Países, como Itália e Portugal, já incluíram o procedimento em hospitais públicos. Porém, no Brasil, o CFM proibiu a aplicação em julho de 2018. Conforme a entidade, médicos só podem adotar o recurso em caráter experimental.
O órgão alega faltar comprovação científica, o que pode colocar a vida do paciente em risco. Segundo Leonardo Luz, relator da portaria, a maioria dos mais de 26 mil estudos sobre o tema, em todo o mundo, “são apenas relatos de casos”. “O que mais nos preocupa é a embolia gasosa (obstrução de artérias por gás), que pode entrar na corrente sanguínea e matar. Ainda não se sabe quanto e por qual via aplicar o ozônio”.

Entretanto, o médico afirma, não ter chegado ao CFM, até o momento, queixas de brasileiros cujos tratamentos com a terapia deram errado. Desde que é utilizada, há sete óbitos relatados no mundo.

Lei

Presidente da Sobom, Maria Emília Gadelha acredita que o cenário pode mudar. Em 2018, o Senado aprovou projeto de lei que reconhece a ozonioterapia no país. Agora, a proposta está na Câmara dos Deputados.

Há duas semanas, parlamentares foram a Portugal conhecer a prescrição do método. Defensores da técnica afirmam que as informações colhidas no país lusitano vão resultar no reconhecimento da prática. “É extremamente seguro, só há risco se inalar o gás. Porém, os equipamentos de hoje oferecem segurança para evitar isso”, reforça Maria Virgínia Cerqueira, presidente da Comissão de Práticas Complementares e Integrativas do CRO-MG.

 

Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/combina%C3%A7%C3%A3o-de-oz%C3%B4nio-e-oxig%C3%AAnio-promete-combater-infec%C3%A7%C3%B5es-e-aliviar-a-dor-1.689507



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001