web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 8, 2019

EUA: Democratas querem zerar emissão de gases do efeito estufa em 10 anos


Projeto 'Novo Acordo Verde' defende a criação de um sistema universal de saúde pública e de esquema federal de proteção ao emprego nos EUA

 

Por Da Redação
A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez: projeto na contra-mão das políticas de Donald Trump
em prol da energia não-renovável - 07/02/2019 (Saul Loeb/AFP)

Nova estrela do Partido Democrata no Congresso americano, a deputada socialista Alexandria Ocasio-Cortez lançou nesta quinta-feira, 7, o projeto econômico e social “Novo Acordo Verde”, cujo maior objetivo será fazer os Estados Unidos chegarem a uma emissão zero de gases do efeito estufa em dez anos. A  mudança climática será o tema central da campanha dos democratas pela Casa Branca em 2020.

A iniciativa vem na contra-corrente da política adotada pelo republicano Donald Trump desde que assumiu a Casa Branca, em janeiro de 2017. Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre Mudança Climática, acabou com a política de impulso ao desenvolvimento de carros movidos a eletricidade e fomentou a exploração e uso de carvão e de petróleo.

O projeto de Ocasio-Cortez teve a contribuição especial do senador Ed Markey, que há dez anos havia proposto uma legislação agressiva em prol de investimentos em energia verde. “O Novo Acordo Verde” lida completamente com a ameaça existencial causada pela mudança climática ao apresentar um amplo plano de dez anos, que é tão grande quanto o problema que se propõe a resolver, enquanto cria uma nova era de prosperidade compartilhada”, afirma o sumário da legislação.

O texto propõe medidas para se alcançar o objetivo, entre os quais converter toda a matriz energética americana para fontes de geração verdes, como são consideradas a hidráulica e a nuclear. O plano envolve ainda a modernização da infraestrutura de transportes, a supressão de fontes geradoras de gás carbônico nos setores industrial e agrícola, a construção de edifícios e moradias mais eficientes no uso da energia e o aumento das áreas preservadas.

O objetivo de zerar a emissão líquida de gases do efeito estufa em dez anos responde ao último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), que registrou ser necessário evitar o aumento da temperatura da Terra em mais de 1,5ºC em relação ao nível anterior ao da era industrial, como meio de evitar os efeitos mais catastróficos do aquecimento global.

Até a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, os cientistas do IPCC alertavam para a importância de impedir o aumento de até 2,0ºC na temperatura do planeta até o final deste século. Os compromissos firmados na ocasião tiveram esse alerta como base. Agora, o IPCC clama pela adoção de planos mais ambiciosos e velozes nas próximas décadas.

O título do plano de Ocasio-Cortez e de Markey – “Novo Acordo Verde” – faz referência ao amplo programa de recuperação da economia americana proposto entre 1932 e 1937 pelo então presidente Franklin Delano Roosevelt. Com o “Novo Acordo” (New Deal), seu governo conseguiu superar a maior recessão de sua história, desencadeada pela quebra da Bolsa de Nova York, em 1929.

Segundo o jornal The Guardian, o documento traz também um capítulo social no qual os parlamentares defendem a criação de um sistema universal de saúde pública, a adoção de medidas para a garantia de empregos e treinamento de trabalhadores. “Nós precisamos estar seguros de que os trabalhadores atuais do setor de combustíveis não-renováveis tenham melhores salários e mais empregos disponíveis e a garantia federal de que nenhum trabalhador será deixado para trás”, diz o texto.

A proposta foi co-assinada por seis deputados e nove senadores e incluída nos programas eleitorais de vários candidatos presidenciais, ao mesmo tempo em que já é repudiada por políticos republicanos. A senadora Kamala Harri, o deputado Beto O´Rourke, os senadores Elizabeth Warren e Kirsten Gillibrand, todos pré-candidatos democratas, apoiaram o conceito do “Novo Acordo Verde”. Da mesma maneira reagiu o senador independente Bernie Sanders, o empresário Michael Bloomberg e o ex-secretário de Habitação dos Estados Unidos Julian Castro.

 

Fonte: https://veja.abril.com.br/mundo/democratas-querem-zerar-emissao-de-gases-do-efeito-estufa-em-10-anos/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001