web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 18, 2019

São Paulo: Promotoria abre inquérito para apurar poluição emitida pela Heineken em Araraquara


Fábrica de cerveja, que já foi multada três vezes pela Cetesb, afirmou estar licenciada e que prestará todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes.

Por G1 São Carlos e Araraquara

Fábrica da Heineken em Araraquara — Foto: Felipe Turioni/G1
Fábrica da Heineken em Araraquara — Foto: Felipe Turioni/G1

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Araraquara (SP) instaurou um inquérito civil para apurar a emissão de substâncias fora dos limites pela fábrica de cerveja Heineken, no distrito industrial da cidade.

O inquérito civil busca colher evidências que comprovem a poluição atmosférica e processos industriais irregulares - emissões, efluentes, destinação de resíduos -, como dano ambiental e poluição do ar, provocados pelo sistema de tratamento de águas residuais da Heineken.

O promotor José Carlos Monteiro, responsável pelo processo, requisitou ainda a instauração de inquérito policial pelos mesmos motivos.

Em nota, a assessoria de imprensa da Heineken, informou que a empresa está devidamente licenciada e realiza expressivos investimentos para a estação de tratamento de despejos industriais e todos os esclarecimentos serão dados às autoridades. (veja abaixo o posicionamento completo).

Moradores reclamam do mau cheiro

Em janeiro, o EPTV2 mostrou o incômodo dos moradores da região com o mau cheiro. Na ocasião, o músico Marcos Volpe relatou que o fedor invadia as casas por volta das 2h e 18h.

 

“O cheiro entra nas residências e fica. Para você ter uma noção a gente acorda com o cheiro. E sufocado”, contou.


Multas de R$ 27 mil

Córrego próximo à fábrica de cerveja no Distrito Industrial de Araraquara (SP) — Foto: Reprodução/EPTV
Córrego próximo à fábrica de cerveja no Distrito Industrial de Araraquara (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

O documento de solicitação de inquérito leva em conta a falta de medidas administrativas da empresa, mesmo com os autos de infração e imposição de penalidades de advertência e multas da Cetesb.

Até o dia 18 de janeiro, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) havia aplicado três multas à fábrica somando R$ 27 mil, além de uma advertência.

Empresa diz atender padrões exigidos

Em nota, a empresa informou que a unidade industrial de Araraquara está devidamente licenciada e atende os padrões legais exigidos para suas atividades.

Em razão de manifestações da comunidade vizinha, a Heineken disse que realiza 'expressivos' investimentos em estrutura e equipamentos da estação de tratamento de despejos industriais, com o acompanhamento da Cetesb. Segundo a empresa, essas medidas visam evitar a geração de odor mesmo em condições climáticas adversas.

A nota também abordou que a Heineken "reforça seu profundo respeito às pessoas e ao meio ambiente e que prestará todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes.”

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/02/17/promotoria-abre-inquerito-para-apurar-poluicao-emitida-pela-heineken-em-araraquara.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001