web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 21, 2017

Concentração de poluentes no ar chega a 400 microgramas/m³ no Acre, diz pesquisador


Pesquisador da Ufac diz que pessoa deve respirar no máximo 25 microgramas durante o dia. Fumaça de queimadas invadiu estado.

Por Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco

 

Nível de poluição no ar é oito vezes maior que o indicado pela OMS, segundo pesquisador  (Foto: Juan Diaz/Arquivo Pessoal)
Nível de poluição no ar é oito vezes maior que o indicado pela OMS, segundo pesquisador
(Foto: Juan Diaz/Arquivo Pessoal)

A concentração de partículas poluentes no ar atinge números alarmantes neste período de estiagem no Acre. O pesquisador Alejandro Fonseca, da Universidade Federal do Acre (Ufac), afirma que nesta quinta-feira (21) o nível de poluição do ar chegou a 400 microgramas (mcg) por metro cúbico, quando o indicado é respirar no máximo 25 microgramas desse tipo de partícula por dia, segundo ele.

“Durante o dia, a pessoa deve respirar no máximo 25 microgramas para este tipo de partícula por metro cúbico de ar. A Organização Mundial de Saúde [OMS] afirma que o ar que se respira deve ser limpo e esses parâmetros nos dão uma ideia do quanto poluído está esse ambiente. O efeito sobre a saúde de quem respira esse ar depende de cada um e pode variar também pela faixa etária”, explica.

Os índices, conforme o pesquisador, são mais críticos em municípios que ficam no leste do estado como a capital Rio Branco, Senador Guiomard e Acrelândia.

Os dados são colhidos por um fotômetro que fica na Ufac. O aparelho mede todos os componentes que estão na atmosfera e também acompanha os focos de incêndio. Todas as informações são enviadas para um satélite a 36 mil km de altura.

Ele explica que os índices de poluição aumentaram significativamente desde o dia 11 de setembro e a concentração de microgramas de material particulado – resíduos tóxicos e poluentes causados pela queima de combustíveis fósseis – se espalha pela atmosfera devido às queimadas florestais e urbanas.

Poluição é causada por queimadas florestais e urbanas (Foto: Juan Diaz/Arquivo Pessoal)
Poluição é causada por queimadas florestais e urbanas (Foto: Juan Diaz/Arquivo Pessoal)

O nível de poluição no ar pode ser ainda maior em locais onde há maiores incidências de queimadas. Fonseca afirma que setembro é um dos meses mais críticos por causa da falta de chuvas que deve começar somente a partir de outubro.

“Além da estiagem tem também o acumulado do tempo seco e isso acaba piorando a situação propiciando a maior incidência de queimadas que podem se alastrar, tanto em áreas florestais como urbanas e isso aumenta a concentração de poluentes”, destaca.

 

Fonte: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/concentracao-de-poluentes-no-ar-chega-a-400-microgramasm-no-acre-diz-pesquisador.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001