web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 25, 2017

Portugal: Porto, Gaia e Matosinhos testam compras com CO2 poupado


Nações Unidas elegem projeto-piloto no Porto para desenvolver mobilidade do futuro

Acha que é possível pagar um café com as emissões de CO2 que conseguiu poupar nos transportes utilizados na deslocação diária entre a casa e o trabalho? Esse é o desafio que o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA) apresentou ao movimento Global Compact das Nações Unidas — consagrado à concretização de objetivos de desenvolvimento sustentável — e foi aceite. Por isso, a zona de Porto, Gaia e Matosinhos vai constituir um projeto-piloto onde serão testadas soluções que poderão integrar a mobilidade do futuro. O objetivo principal do CEiiA é permitir que cada pessoa possua uma conta única de mobilidade, onde além do dinheiro que gastou nas deslocações feitas dentro da zona-piloto, também inclua métricas como a da poupança de emissões de CO2, que determinam o nível de sustentabilidade da sua mobilidade. É com a poupança de emissões poluentes que “poderão ser efetuadas algumas transações quotidianas, se essa pegada ecológica for convertida em créditos ou pontos por uma empresa que opere a plataforma tecnológica do blockchain”, explica uma fonte do CEiiA.

Qual é a empresa do blockchain que viabilizará essa transação? “Será certamente uma das maiores empresas que valorizam esses ativos digitais a nível internacional, mas ainda é cedo para identificar questões que são prévias à escolha de uma empresa que faça isso, porque a própria metodologia que vai ser utilizada para fins transacionais ainda está a ser afinada”, adianta a mesma fonte, detalhando que “ainda está a ser avaliada a possibilidade de quantificar os ganhos de CO2 em pontos ou em créditos, ou outro modelo que seja mais adequado às transações pretendidas”.

No entanto, o projeto-piloto de mobilidade sustentável que será monitorizado no norte de Portugal vai muito além da curiosidade de permitir pagar cimbalinos com poupanças de CO2. “Trata-se de um ‘piloto’ que testará muitas soluções tecnológicas que vão tornar a mobilidade futura mais sustentável e que implicará a concretização de investimentos totais elevados — eventualmente superiores a €400 milhões, realizados por grandes empresas — durante períodos dilatados, que podem ir dos três aos sete anos”, admitiu a fonte do CEiiA.

Além das empresas que desenvolvem tecnologia utilizada nos projetos de mobilidade sustentável — entre as quais, as alemãs Siemens e Bosch — é provável que haja a participação específica do grupo automóvel francês PSA — Peugeot-Citroën. O Expresso contactou a PSA, mas não foram feitos comentários. Outros projetos-pilotos semelhantes que o CEiiA deverá desenvolver nesta área localizam-se no Brasil, em Itaipu e Curitiba.

O CEiiA desenvolveu uma plataforma tecnológica que permite identificar os utilizadores das diversas soluções de mobilidade sustentável, incluindo a gestão de tráfego, o carregamento público das baterias dos veículos elétricos, a utilização de sistemas de veículos elétricos partilhados — bicicletas, motos ou carros — e modelos que conjuguem a compra de bilhetes destinados à utilização de diferentes modos de transporte.

Neste projeto será muito relevante saber como funciona o sistema de reorientação dos fluxos de transporte através da alteração dos sentidos do trânsito. “A evolução da sinalização pública, de analógica para digital, permitirá mudar o sentido do trânsito de forma a ser reconhecido também pelas próprias viaturas”, refere a fonte do CEiiA.

Por exemplo, quando o movimento pendular diário justifica que uma rua tenha um determinado sentido de manhã e ao fim do dia tenha o sentido inverso, essa alteração será muito fácil se os sinais forem digitais, em vez de analógicos. “Com uma plataforma digital que seja reconhecida pelas próprias viaturas, a gestão do sentido do trânsito urbano será muito fácil”, explica a mesma fonte.

 

Fonte: http://expresso.sapo.pt/economia/2017-09-23-Porto-Gaia-e-Matosinhos--testam-compras-com-CO2-poupado



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001