web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 2, 2017

Florestas tropicais degradadas estão a lançar gases com efeito de estufa para a atmosfera


RTP
Florestas tropicais degradadas estão a lançar gases com efeito de estufa para a atmosfera

As florestas tropicais estão a atingir um nível de degradação tão elevado que se tornaram numa fonte de emissão de carbono que ultrapassa o nível de emissões anual de tráfego automóvel norte-americano. Um novo estudo realizado pela Woods Hole Research Center e pela Boston University, publicado esta quinta-feira no jornal Science, realça a importância de se proteger e restaurar a Amazónia e outras regiões com características semelhantes.

A degradação das florestas tropicais está a causar uma elevada emissão de carbono para a atmosfera. Os investigadores descobriram que as áreas florestais na América do Sul, África e Ásia, que desempenhavam um papel importante na absorção de gases com efeitos de estufa, estão a libertar aproximadamente 425 teragramas de carbono anualmente. Este número ultrapassa as emissões de carbono do tráfego automóvel norte-americano. “Estes números revelam que não podemos ficar sentados. A floresta não está a fazer o que nós pensávamos que estava a fazer”, disse Alessandro Baccini, um dos líderes da equipa de investigação da Woods Hole Research Center and Boston University. “Como é habitual, as árvores estão a remover os gases com efeitos de estufa da atmosfera, mas o volume de floresta não é suficiente para compensar as emissões”, acrescentou.

De maneira a conseguirem obter informações mais precisas, os cientistas combinaram 12 anos de imagens satélite com estudos feitos no terreno. Descobriram uma perda de carbono em todos os continentes acima referidos. A América do Sul, onde fica a Amazónia, é responsável por quase 60% das emissões de carbono para a atmosfera, 24% provém do continente africano e 16% da Ásia.

Os investigadores realçam que esta descoberta é uma oportunidade e um problema, porque é agora possível identificar as áreas que estão a ser afetadas e restaurar as florestas em questão. “Antes desta descoberta nós sabíamos que a degradação era um problema, mas não sabíamos onde e em que quantidade”, disse Wayne Walker, investigador da equipa responsável por este estudo.

Defender as florestas é a prioridade

A prioridade principal passa por proteger as florestas com alta densidade de carbono. A maneira mais eficaz para fazê-lo, disse Walker, é apoiar os direitos de terreno para o povo indígena. “Aqueles que vivem na floresta podem fazer a diferença”, acrescentou. Muitos governos responsáveis por vastas áreas florestais estão a seguir outro caminho. No Brasil e na Colômbia, por exemplo, a desflorestação acelerou rapidamente no último ano. “Quando olho para os números e para o mapa onde estão a ocorrer estas mudanças fico chocado”, disse Baccini.

Ainda assim, Baccini afirmou que os números devem servir de motor para a mudança. “Temos de ser positivos. Vamos fazer com que as florestas tropicais voltem a absorver as emissões de carbono. Temos de restaurar as áreas degradadas”. “Nós sabemos como devemos proteger as florestas por um preço bastante económico”, acrescentou.

 

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/florestas-tropicais-degradadas-estao-a-lancar-gases-com-efeito-de-estufa-para-a-atmosfera_n1030379



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001