web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 18, 2017

Poluição urbana ameaça acervo raro de livros


Pesquisa detalha influência da urbanização na conservação da coleção especial de livros

 

Por: Rosália Vasconcelos - Diario de Pernambuco

Poluição do ar provocada pelo intenso fluxo de veículos automotivos, aumento da temperatura média da cidade, impermeabilização da superfície do solo, diminuição na circulação de ventos, adensamento de construções no Centro do Recife. Os fatores que reduzem a qualidade de vida da população são os mesmos responsáveis por acelerar a degradação das obras raras do acervo bibliográfico da Faculdade de Direito do Recife (FDR). Essa foi a conclusão à qual chegou a aluna de Mestrado em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Angélica Borges, após pesquisa sobre a influência da urbanização na conservação da coleção especial da FDR. Ela conseguiu relacionar os impactos da cidade sobre o patrimônio trabalhando como restauradora no Laboratório de Conservação e Restauração de Obras Raras da faculdade (Labor-FDR) nos últimos quatro anos.

Diversas variáveis foram investigadas por Angélica em níveis micro e macro, levando em consideração o fato de que o acervo especial está em uma edificação tombada em meio urbano. Destaca-se a luminosidade natural desse setor da biblioteca a partir do ângulo em que o prédio foi construído, os efeitos da iluminação artificial nos livros, a temperatura do ambiente, a qualidade e a umidade relativa do ar e a ventilação natural.

“Na época em que o prédio foi construído, o entorno era completamente diferente, o clima era outro. E a posição do prédio da FDR é favorável aos ventos do leste, cujo curso é alterado hoje por conta das construções”, detalhou a restauradora. Sua dissertação de mestrado foi defendida em setembro, sob o título Um patrimônio em risco: a influência do processo de urbanização sobre a preservação do acervo de obras raras da Faculdade de Direito do Recife, com orientação do professor doutor, Ruskin Freitas.

A qualidade do ar, influenciada sobretudo pela grande liberação de monóxido e dióxido de carbono, interfere diretamente nesse processo de degradação das obras. Dados da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), utilizados na pesquisa, revelam que só na Avenida Conde da Boa Vista, próxima ao prédio da faculdade, circularam 10 mil veículos por dia em 2016. “Em 2016, durante as medições da umidade relativa do ar na biblioteca de obras raras, os níveis no ambiente ficaram em torno de 70%. Aliado aos altos índices de temperatura, isso representa um risco provável para ocorrências de fungos no local, além de outros danos. No caso da Faculdade de Direito de Recife, esse patrimônio está em risco”, alertou Angélica.

Vegetação

Os níveis de temperatura dentro da biblioteca também estão acima dos parâmetros considerados adequados para a conservação desse tipo de acervo, sobretudo no turno da tarde, quando o espaço fica fechado. A pesquisadora destaca a subtração da vegetação do entorno, a impermeabilização do solo e o uso de telhas escuras como os principais fatores de absorção e aumento do calor na área central do Recife.

“Para a manutenção de livros, temperaturas ideais variam de 20ºC a 22ºC. Em fevereiro de 2016, a temperatura média dentro da biblioteca chegou a atingir 29,2ºC. Na Estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Várzea, a temperatura mensal média atingiu 27ºC no mesmo fevereiro de 2016”, frisou Angélica.

 

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2017/10/18/interna_vidaurbana,727167/poluicao-urbana-ameaca-acervo-raro-de-livros.shtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001