web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 30, 2017

Erupções vulcânicas na Antártida podem estar ligadas às mudanças climáticas do Hemisfério Sul


Novos resultados publicados na Proceedings of National Academy of Sciences pelo professor Joseph R. McConnell e seus colegas documentam uma série de erupções vulcânicas de 192 anos na Antártida, que coincidiram com uma deglaciação acelerada há cerca de 17.700 anos.

“As medidas químicas detalhadas nos núcleos de gelo da Antártida mostram que as erupções maciças e ricas em halogênio do vulcão de Takahe, no Oeste da Antártida, coincidiram exatamente com o início da mudança climática mais rápida e generalizada no Hemisfério Sul durante o final da última era de gelo e o início do aumento das concentrações globais de gases de efeito estufa”, afirma McConnell.

As mudanças climáticas que começaram cerca de 17.700 anos atrás incluíram uma deslocação repentina dos ventos do Oeste circundando a Antártica com mudanças correspondentes na extensão do gelo marinho, na movimentação do oceano e na ventilação do oceano profundo. A evidência dessas mudanças é encontrada em muitas partes do Hemisfério Sul e em diferentes arquivos paleoclimáticos, mas o que motivou essas mudanças manteve-se amplamente inexplicado.

“Sabemos que as rápidas mudanças climáticas neste momento foram estimuladas por mudanças na insolação e nos lençóis de gelo do Hemisfério Norte”, explicou McConnell. “Os ciclos glaciais e interglaciais são conduzidos pelos parâmetros orbitais do Sol e da Terra que afetam a insolação, bem como por mudanças nas placas de gelo continental e nas concentrações de gases de efeito estufa”.

“Nós postulamos que essas erupções ricas em halogênios criaram um buraco de ozônio estratosférico sobre a Antártida que, análogo ao moderno buraco de ozônio, levou a mudanças em grande escala na circulação atmosférica e hidroclima em todo o Hemisfério Sul”, acrescentou. “Embora o sistema climático já tenha sido preparado para a mudança, argumentamos que essas mudanças iniciaram a mudança de um estado de clima amplamente glacial para um clima amplamente interglacial. A probabilidade de que isso seja apenas uma coincidência é insignificante”.

Além disso, as consequências destas erupções – contendo níveis elevados de ácido fluorídrico e metais pesados ​​tóxicos – se afastaram pelo menos 2.800 quilômetros do Monte Takahe e provavelmente atingiram o sul da América do Sul.

Como essas enormes erupções vulcânicas foram descobertas e verificadas?

O laboratório de McConnell permite medições de alta resolução de núcleos de gelo extraídos de regiões remotas da Terra, como a Groenlândia e a Antártica. Um desses núcleos de gelo foi perfurado a uma profundidade de mais de 3.400 metros, e grande parte foi analisada no laboratório DRI Ultra-Trace.

Análises adicionais e estudos de modelagem foram feitos para apoiar as descobertas dos autores por instituições colaboradoras em todo o mundo.

“Estes registros precisos, de alta resolução, mostram que a anomalia observada no núcleo de gelo foi o resultado de uma série de erupções do Monte Takahe”, explicou Monica Arienzo, professora assistente de pesquisa em hidrologia no laboratório responsável pelo estudo.

“Nenhum outro registro tão duradouro foi encontrado em um intervalo de 68.000 anos”, observa Michael Sigl, que foi o primeiro a observar a anomalia durante a análise química do núcleo.

“Nós também encontramos a anomalia química no gelo de dois outros núcleos da Antártida, incluindo amostras arquivadas do Byrd Core, disponíveis na Universidade de Copenhague “, disse Nathan Chellman, estudante de pós-graduação trabalhando com McConnell no laboratório.

Traduzido e adaptado de Phys.

 

Fonte: https://climatologiageografica.com/erupcoes-vulcanicas-na-anartida-podem-estar-ligadas-as-mudancas-climaticas-do-hemisferio-sul/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001