web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 3, 2017

Sobrevivência de corais depende de cortes na poluição (estudo)


Sobrevivência de corais depende de cortes na poluição (estudo)
Foto tirada em 22 de setembro de 2014 mostra peixes nadando por coral na Grande Barreira de Coral da Austrália -
AFP/Arquivos

AFP

Alguns corais podem se adaptar naturalmente às mudanças climáticas, mas sua capacidade de sobreviver pode ser superada pelo aquecimento global, a menos que sejam feitos cortes nas emissões de gases de efeito estufa, disseram pesquisadores nesta quarta-feira (1).

Os recifes de coral possuem um valor econômico global de US$ 375 bilhões por ano, porque eles fornecem abrigo para peixes e outras formas de vida marinha, protegem as costas e atraem o turismo para áreas litorâneas.

Mas as mudanças climáticas, a poluição, as tempestades, o branqueamento e as doenças estão ameaçando os recifes em todo o mundo, e 90% deles correm o risco de morrer até meados do século, advertiram os cientistas.

O estudo publicado na revista científica Science Advances analisou a espécie de coral Acropora hyacinthus nas Ilhas Cook do Pacífico Sul.

Alguns desses corais possuem variantes genéticas que os tornam naturalmente capazes de tolerar o calor e o aumento das temperaturas.

Mas os pesquisadores descobriram que sua capacidade é limitada.

“Esses corais não vão se adaptar em uma taxa ilimitada”, disse a autora principal, Rachael Bay, pós-doutoranda na Universidade da Califórnia. “Manter esses recifes vivos exige a redução de emissões”.

O estudo foi baseado em modelos de computador que simularam a capacidade dos corais de sobreviver sob quatro níveis diferentes de concentração de gases de efeito estufa.

Se pouco ou nada for feito para reduzir as emissões de carbono no próximo século e as temperaturas aumentarem 3,7 graus Celsius ou mais, esses corais morrerão e correrão o risco de serem extintos, descobriu o estudo.

“Em cenários mais severos, (…) a adaptação não foi rápida o suficiente para evitar a extinção”, afirmou.

Nos dois cenários mais moderados – que preveem que o aquecimento não excederá dois graus Celsius até 2100 ou que as emissões aumentarão por algumas décadas, mas depois diminuirão até 2040 -, os pesquisadores descobriram que os corais provavelmente se adaptariam e sobreviveriam.

“Muitas populações de corais existentes contam com uma série de adaptações que vêm evoluindo há muito tempo”, disse o coautor Steve Palumbi, da Universidade de Stanford.

“Essas adaptações existentes são uma vantagem para elas sobreviverem por mais tempo e para nós humanos nos beneficiarmos por mais tempo”.

Mais pesquisas são necessárias para determinar como outras espécies de corais reagiriam a vários cenários de aquecimento.

 

Fonte: https://istoe.com.br/sobrevivencia-de-corais-depende-de-cortes-na-poluicao-estudo/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001