web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 6, 2017

Excesso de barulho e poluição afetam a fertilidade?


Novas pesquisas esquentam essa discussão. Conheça as evidências e o real impacto na vida de quem pretende ter filhos

Por Luiza Guerim e Sílvia Lisboa

Fatores cotidianos podem dificultar o sonho de aumentar a família
(Foto: Dulla//Excesso de barulho e poluição afetam a fertilidade?/SAÚDE é Vital)

Tudo leva a crer que a poluição atmosférica mexe mesmo com a fertilidade. E até o balanço entre população masculina e feminina está em xeque: em um trabalho brasileiro, médicos da Universidade de São Paulo (USP) cruzaram os registros de nascimento e os níveis de poluentes de vários pontos da capital. As regiões com índices piores tinham menos meninos vindo ao mundo.

“A poluição está afetando a seleção darwiniana. Toda espécie de mamífero tem de ter 52% de machos para 48% de fêmeas, porque o macho morre mais”, explica o urologista Jorge Hallak, de São Paulo. Mas não para por aí, viu? Uma nova revisão atribui a fatores como a poluição a queda de mais de 50% na quantidade de espermatozoides verificada em ocidentais nos últimos 40 anos.

Para piorar, o excesso de barulho também entraria na jogada. Tal hipótese foi reforçada este ano com um estudo sul-coreano que apontou, com base em dados de 206,5 mil homens, uma associação direta entre exposição a ambientes ruidosos e um maior risco de infertilidade.

João Pedro Junqueira Caetano, presidente da Sociedade Brasileira Reprodução Humana, ressalta que é cedo demais para bater o martelo. “Se fosse assim, quem mora no 2º andar seria menos fértil do que quem mora no 12º. É absurdo”, critica.

Hallak, por sua vez, afirma que o problema dos ruídos é o estresse. “Sabemos que o estresse crônico leva a mudanças hormonais que impactam nos óvulos e nos espermatozoides”, diz. Na dúvida, procure evitar, quando possível, locais barulhentos.

 

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/excesso-de-barulho-e-poluicao-afetam-a-fertilidade/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001