web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 7, 2017

Bairros pobres africanos são especialmente vulneráveis ao aquecimento global


Bairros pobres africanos são especialmente vulneráveis ao aquecimento global
Moradores de Kibera, no Nairóbi, no dia 16 de agosto de 2017 - AFP/Arquivos

AFP

O aquecimento global poderia colocar em risco as vidas das crianças e idosos nos superpovoados bairros periféricos da África, elevando as temperaturas a níveis perigosos em suas casas particularmente vulneráveis, adverte um estudo.

Os materiais de construção utilizados, a falta de ventilação e de espaços verdes e o acesso limitado à eletricidade criam um microclima ainda mais quente, explicam os pesquisadores.

O estudo, publicado na segunda-feira na revista científica americana Plos One, se concentrou em três assentamentos informais de Nairóbi, Quênia.

O maior deles está localizado em Kibera, onde vivem um milhão de pessoas em casas com paredes de adobe, telhados de zinco e piso de concreto, dispostas em ambos os lados de ruas estreitas.

Até 60% dos 3,1 milhões de habitantes de Nairóbi vivem nesta comunidade.

As temperaturas em Kibera e em outras favelas próximas, Mukuru e Mathare, são de 2,7 a 5,5 graus centígrados mais altas do que as registradas na estação meteorológica situada a menos de um quilômetro dali, em um parque arborizado.

Pesquisas anteriores citadas neste estudo indicam que a mortalidade entre as crianças de até quatro anos e entre os maiores de 50 anos aumenta 1% para cada subida de 1,1 grau na temperatura acima dos 20 graus.

As altas temperaturas constatadas neste estudo “coincidem com um aumento da mortalidade”, diz a climatologista Anna Scott, autora principal do texto e pesquisadora da Universidade Johns Hopkins.

No entanto, o estudo não recolheu dados suficientes para estimar o número de mortes como resultado da magnitude das diferenças de temperatura observadas, afirma Scott, especialmente porque o verão em que foi realizado (de 2 de dezembro de 2015 a 20 de fevereiro de 2016) foi o mais quente desde a década de 1970.

Mas as diferenças de temperaturas médias diárias foram “surpreendentes” durante esse período, explicam os pesquisadores.

A temperatura média registrada na estação meteorológica foi de 25 graus, em comparação com 27 graus em Kibera, 29,4 graus em Mathare e 30,5 graus em Mukuru.

 

Fonte: https://istoe.com.br/bairros-pobres-africanos-sao-especialmente-vulneraveis-ao-aquecimento-global/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001