web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 10, 2017

COP23: participantes discutem situação dos "refugiados do clima"


ONU News

vista aérea do furacão Ofélia
O número de pessoas deslocadas oro eventos climáticos, como furacões, aumenta em todo o mundo
Divulgação Nasa/Arquivo

O número de pessoas deslocadas em todo o mundo devido a eventos relacionados à mudança climática continua subindo, destacaram os representantes da ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 23), que ocorre até o próximo dia 17 em Bonn, Alemanha.

De acordo com números divulgados pelo Conselho Norueguês para Refugiados, entre 2008 e 2016 o número de deslocamentos anuais relacionados a desastres naturais chegou a 25,3 milhões de pessoas em média. Por conta disto, as Nações Unidas e seus parceiros estão trabalhando em abordagens regionais para responder à questão dos "refugiados do clima".

O embaixador José Antonio Marcondes, negociador-chefe da delegação brasileira na COP 23, contou à ONU News que o Brasil tem feito para cumprir o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. "Nós temos trabalhado de maneira muito intensa na redução dos gases de efeito estufa e das emissões brasileiras e aumentado a nossa capacidade de gerar eletricidade de forma renovável."

A questão da "mobilidade humana e mudança climática" inclusive foi tema de uma coletiva de imprensa na COP 23. Falando a jornalistas, a gerente de programas humanitários da ONG Oxfam na República Dominicana, Camila Minerva, afirmou que apenas nesta temporada de furacões, 1,7 milhão de pessoas em Cuba foram deslocadas de seus lares, o equivalente a 15% da população.

"Refugiados do clima"

A especialista em Migração, Meio Ambiente e Mudança Climática da Agência da ONU para Migrações (OIM), Mariam Traore,citou uma pesquisa feita em Bangladesh no passado, segundo a qual "40% dos entrevistados disseram que a mudança climática contribuiu diretamente para a sua decisão de migrar".

Neste contexto, já foi sugerida por alguns a criação de um status de "refugiados do clima", protegendo pessoas forçadas a fugir de seus países devido ao impacto da mudança climática. Marine Franck, da Divisão de Proteção Internacional da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), afirmou que o status legal de refugiados é fornecido pela Convenção de 1951, "que é muito claro sobre em que [base este é conferido], que é basicamente a perseguição".

Ela lembrou que em 2011, Estados sugeriram ao Acnur criar um novo status para refugiados para pessoas deslocadas devido à mudança climática, mas que "alguns países não estavam prontos para isto". Marine ressaltou que a questão de ampliar o escopo da proteção de refugiados "não é necessariamente desejável" devido ao risco de um impacto negativo sobre os deslocados fugindo de perseguição e conflitos violentos.

A Acnur acredita ser melhor olhar para ações que já existem no nível regional e tentar uma abordagem de baixo para cima usando práticas que são eficazes. Ela mencionou vistos de proteção humanitária, estadias temporárias e leis migratórias que possam fornecer proteção real.

 

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-11/cop23-participantes-discutem-mobilidade-humana-e-mudanca-climatica



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001