web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 27, 2017

Nove milhões de pessoas morrem no mundo por ano vítimas da poluição


Os casos de câncer de pulmão crescem no mundo, mesmo entre as pessoas que não fumam. A causa pode ser a poluição. Nove milhões de pessoas morrem por ano vítimas da sujeira do ar que respiram.

Nove milhões de pessoas morrem no mundo por ano vítimas da poluição

Por G1, São Paulo

Câncer de pulmão, o que mais mata no mundo! E os casos têm aumentado, mesmo entre as pessoas que não fumam. A causa pode ser a poluição. Nove milhões de pessoas morrem por ano no mundo vítimas da sujeira do ar que respiram.

No Bem Estar desta segunda-feira, 27 de novembro, Dra. Ana Escobar conta que a poluição também aumenta o risco de partos prematuros. A nutricionista Patricia Prada explica porque os poluentes do ar também estão deixando o mundo cada vez mais obeso. Mas o que fazer para evitar a poluição? A proposta dos especialistas não é mudar de cidade, é  mudar a cidade.

Saiba mais

Como está a poluição agora? É bom saber! Assim como checamos e queremos saber a previsão do tempo é importante buscar informações sobre a poluição atmosférica na sua cidade ou região. Principalmente para pessoas que tenham problemas de saúde, como alterações cardiovasculares e pulmonares. Dependendo da situação é recomendável evitar esforços físicos ao ar livre nas áreas poluídas. Em São Paulo, o site da Cetesb dá informação em tempo real, mas há aplicativos que fazem essa avaliação segundo parâmetros globais.

Prematuridade - Segundo a Sociedade de Pediatria, o bebê é considerado prematuro quando nasce antes de 37 semanas de gestação. Já o baixo peso é considerado quando nasce com menos de 2,5 kg. Ambos os casos são desfecho de múltiplos determinantes, as causas podem ser relacionadas ao ambiente em que o bebê foi concebido, à saúde da mãe, aos cuidados no pré-natal, entre outros fatores. Ou seja, o processo pode começar antes da gestação e pode ter efeitos ao longo de toda a vida. E o que a poluição causada pelos carros, indústrias e queimas tem a ver com isso? Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da USP cruzou os registros de saúde de 5.542 bebês nascidos no Hospital Universitário entre abril de 2012 e março de 2014 com dados sobre os níveis de poluição dos endereços das mães. O aumento dos poluentes foi relacionado com uma taxa de 30% de partos prematuros e 37% de peso baixo ao nascer.

Obesidade - Um estudo em parceria da USP com a Unicamp mostrou que camundongos que foram submetidos a ambientes poluídos, engordaram mais do que um grupo comparativo, sendo que ambos eram submetidos à mesma dieta. Os poluentes gerariam uma resposta inflamatória que prejudica o funcionamento do hipotálamo, que por sua vez, não recebe a informação trazida pelo organismo da saciedade. Já há estudos também sobre efeitos inflamatórios dos poluentes no pâncreas, que prejudicam a produção de insulina e propiciam o estabelecimento de diabetes.

O que fazer para aliviar a poluição - É importante valorizar as cidades compactas, cobrando isso das autoridades. As cidades menores não são solução, a ideia não é fugir para o campo. O ideal é fazer de tudo para diminuir a distância entre o trabalho, os estudos, a casa, os locais de lazer e consumo por meio de bairros mistos que tenham moradias, comércios, ciclovias e calçadas. Assim é possível aumentar a atividade física e reduzir os carros, geradores dos poluentes.

Um estudo publicado sobre o impacto de cidades compactas no The Lancet no ano passado mostrou que isso em São Paulo geraria um aumento de 24% na atividade física e redução de 7% nas mortes por doença cardiovascular, além de 5% menos casos de diabetes do tipo 2.

Limpando o pó - Assim como limpamos a casa com frequência para retirar o pó, a dica da Dra. Ana para minimizar os efeitos da poluição nas vias respiratórias é limpá-las com soro, umidificar o ar e inalar esse ar úmido, por meio de umidificadores e inaladores, que fluidificam as secreções e ajudam na expectoração. Isso é especialmente importante nas crianças pequenas, que não conseguem tossir voluntariamente com a intensidade eficaz. Mas atenção, isso é só um paliativo, existem muitos poluentes que penetram profundamente no organismo porque são partículas finíssimas ou gases que causam danos a longo prazo, muitas vezes silenciosos.

 

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/nove-milhoes-de-pessoas-morrem-no-mundo-por-ano-vitimas-da-poluicao.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001