web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 27, 2017

Fábrica de ar puro na Islândia, o país mais verde do mundo


Uma fábrica, instalada na Islândia, tem um conceito muito diferente das demais, consegue manter o CO2 na natureza ao mesmo tempo que o retira do ar. Pode parecer difícil, mas para a Climeworks é fácil.

Criado por  em 27 de Novembro de 2017

Climeworks reduz efeito de estufa

A empresa Suíça Climeworks é conhecida pela sua preocupação com o meio ambiente. Criou um método de extração de dióxido de carbono do ar com a finalidade é conseguir reduzir o efeito de estufa tal como o CO2 na atmosfera.

A CarbFix2, a nova fábrica da Climeworks, na Islândia, consegue retirar dióxido de carbono da atmosfera, à semelhança do que acontece na fabrica original, situada na Suíça. Só que esta, em vez de vender o CO2 para uso industrial, injeta o gás em rocha basáltica no subsolo.

Esta unidade fabril, situada nos arredores da central geotérmica de Hellisheithi, vai ajudá-la a tornar-se menos poluente. O processo vai passar pela filtragem de CO2 existente em redor da central geotérmica.

O calor em excesso da central é depois utilizado para incorporar o gás na água. Levada abaixo dos 700 metros, a água carbonatada vai reagir com a rocha basáltica e formar novos minerais sólidos.

A terceira maior central geotérmica do mundo é na Islândia

A central geotérmica é a terceira maior no mundo, produzindo eletricidade a partir de uma fonte renovável. Mas esta central polui o ambiente, uma vez que liberta dióxido de enxofre, que levado pelos ventos, esse gás chega à capital da Islândia, Reiquiavique.

Reiquiavique é a cidade mais sustentável do mundo. É há mais de 50 anos uma cidade empenhada em diminuir os impactos ambientais. Toda a energia utilizada na cidade vem de fonte limpa e o governo desta cidade está a investigar uma forma de conseguir, no futuro, que o hidrogénio seja o único combustível utilizado nos seus meios de transporte.

A escolha deste país não foi por acaso

A Islândia foi considerada, novamente em 2016, o país mais verde do mundo pelo EPI (Índice de Performance Ambiental).

Com nota de 93,5 a Islândia destacou-se num ranking que é publicado a cada dois anos pelas universidades Colúmbia e Yale, nos EUA. Os países são classificados de acordo com as medidas adotadas para proteger o meio ambiente.

A concentração de CO2 na atmosfera começou a aumentar nos finais do século XVIII, aquando da revolução industrial devido à utilização de grandes quantidades de carvão mineral e petróleo como fontes de energia.

Desde então a concentração de CO2 não parou de subir o que obriga a atmosfera a aumentar a sua capacidade em reter calor, o que leva ao aumento da temperatura do planeta.

 

Fonte: http://kids.pplware.sapo.pt/curiosidades/fabrica-de-ar-puro-na-islandia-o-pais-mais-verde-do-mundo/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001