web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 29, 2017

Plataforma com informações sobre adaptação à mudança do clima é lançada dia 7


Da Redação
AdaptaClima foi criada a partir da contribuição de 65 organizações em 8 workshops entre 2016 e 2017
(foto: divulgação)

Instituições e pesquisadores de todo o Brasil poderão acessar materiais

A AdaptaClima é o nome da plataforma que disponibilizará, de forma colaborativa e interativa, informações e material sobre adaptação à mudança do clima, incentivando, ao mesmo tempo, a conexão entre provedores e usuários de conhecimento em torno dessa agenda.  O desenvolvimento da plataforma, que será lançada em 7 de dezembro, em Brasília, foi coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), implementada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e pelo Instituto Internacional pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), com o apoio do Conselho Britânico por meio do Fundo Newton.

A plataforma foi criada com o objetivo de preencher essa lacuna de conhecimento e em contribuição direta para o 1º objetivo do Plano Nacional de Adaptação, que prevê, entre suas metas, uma plataforma online de gestão do conhecimento em adaptação criada e disponível à sociedade.

A AdaptaClima trará informações em diferentes formatos, sobre temas específicos; publicações e ferramentas por região e por setor indicados pelos próprios usuários; interface interativa de dados climáticos para apoiar tomada de decisão em adaptação; materiais para apoiar no passo a passo para a elaboração de estratégias de adaptação; e rede de profissionais.

O desenvolvimento da plataforma AdaptaClima passou por vários estágios no decorrer do biênio 2016-2017. Foram realizados oito workshops, seis webinars, consultas remotas, testes online, reuniões e entrevistas com aproximadamente 60 organizações no Brasil e 15 no Reino Unido. "A construção conjunta da plataforma, junto a 35 organizações parceiras, foi um processo rico em aprendizado e fundamental para que ela atenda às necessidades e aos interesses dos diferentes atores que vêm trabalhando para reduzir vulnerabilidades e fortalecer resiliência no País", diz Mariana Nicolletti, que coordena o projeto no GVces.

Ela explica que um dos desafios para os investimentos e ações de adaptação no Brasil é o acesso a informações assertivas, aplicáveis e confiáveis. O conhecimento é um recurso necessário para que pessoas e organizações, em estágios distintos, possam levar a cabo suas estratégias e tomar decisões embasadas para a construção de capacidade adaptativa no grupo, organização ou território.

A coordenadora-geral de Ações em Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Celina Xavier, explica que o processo de tomada de decisão, por parte dos gestores públicos e privados, necessita de base confiável de conhecimento. "A AdaptaClima pretende ser essa base, permanentemente atualizada, no tema de adaptação à mudança do clima. Com ela, o Ministério do Meio Ambiente, com a inestimável parceria da FGV e IIED, cumpre seu papel de democratizar informações confiáveis para toda a sociedade."

No Brasil, 65 organizações com atuação relevante na agenda amboental contribuíram ao longo do processo; destas, 35 atores-chave participaram ativamente da construção da plataforma. Já no Reino Unido, 15 organizações foram envolvidas como atores-referência por sua atuação na criação de plataformas de adaptação já existentes.

Com informações da FGV-EAESP.

 

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plataforma-com-informacoes-sobre-adaptacao-a-mudanca-do-clima-e-lancada-dia-7/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001