web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Dez 4, 2017

Geração Distribuída a partir do biogás está sendo implantada no Paraná


Biomassa BR

Projeto criado pelo CIBiogás prevê instalação 19 biodigestores

Image

A geração de energia limpa pelo próprio consumidor já é uma realidade no Brasil e no mundo. Além de alavancar o uso de energia renovável, os sistemas instalados para micro e mini geração de energia favorecem a matriz energética mundial. Aos poucos esse tipo de sistema vem ganhando espaço e transformando regiões onde antes a energia elétrica era escassa. 

Atualmente a maior parte dos projetos de geração distribuída partem da energia solar fotovoltaica, onde sistemas são instalados em telhados de residências e comércios. Porém como as novas tecnologias, os equipamentos também estão encontrando outros meios como a energia gerada a partir do biogás. 

O Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) está fazendo um experimento na região oeste do Paraná, no Brasil. O projeto se trata de um arranjo técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir de biogás, que por sua vez é produzido pela biomassa residual da suinocultura em propriedades rurais da região. 

O projeto criado pela instituição ainda está em fase de execução. A expectativa é que 19 biodigestores sejam instalados em 19 propriedades rurais no total. O investimento está orçado em 19 milhões de reais e as licitações para dar andamento no projeto já estão em processo. O projeto terá uma rede coletora de biogás de 22 km interligando as propriedades produtoras e também contará com uma minicentral termoelétrica de 480kW de potência instalada. 

Através do projeto, o CIBiogás pretende diminuir as perdas sistêmicas, aliviar a sobrecarga, implantar o sistema com mais rapidez do que um sistema tradicional, ter menor burocracia tanto política como ambiental durante a implantação, levar energia elétrica para áreas de difícil acesso e também reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. 

Porém apesar dos inúmeros benefícios, a instituição também destacou alguns desafios que a geração distribuída a partir do biogás ainda enfrenta para se consolidar no país. Dentre os obstáculos estão a dificuldade legislativa de trabalhar com prefeituras, aspectos tributários, falta de profissionais especializados, falta de incentivos tributários e os impostos ainda não isentos no estado.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


Fonte: http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=4519

Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001