web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Dez 28, 2017

VESL, a nova ferramenta da NASA que permite ver os efeitos do aquecimento global


O aquecimento global existe e podemos vê-lo através de gráficos simulados pela NASA. A ferramenta, chamada Virtual Earth System Laboratory (VESL), é nova e fruto de várias investigações. E vem lançar o alerta aos mais distraídos: o planeta vai mudando ao longo dos anos.

“Bem-vindo ao Virtual Earth System Laboratory (VESL) para pesquisa”. É assim que a NASA apresenta a sua nova ferramenta de simulação, que permite observar a reação dos glaciares às alterações climáticas, a subida do nível médio das águas do mar e a descida em altura dos blocos de gelo.

Nesta página, desenvolvida pelo Jet Propulsion Laboratory do Instituto de Tecnologia da Califórnia, é possível ver as alterações climáticas através de simulações científicas, em várias categorias, a partir de 2003 e até aos dias de hoje.

Glaciares

  • Como reagem os glaciares no Alasca, na Patagónia ou nos Himalaias às variações da temperatura na superfície terrestre? Através de gráficos interativos, é possível ver as diferenças ocorridas no glaciar Columbia, no Alasca, e no glaciar Haig, no Canadá.

Lençóis de gelo

  • Como evoluem os lençóis de gelo da Gronelândia e da Antártida? Pela fricção das placas de gelo, o nível do mar nas próximas décadas pode aumentar, bem como devido à queda de neve e às mudanças de temperatura. Com os comandos, pode visualizar-se o impacto da fricção nos lençóis de gelo da Gronelândia.

Nível do mar

  • Se o nível do mar sobe, o que desaparece na terra? Neste modelo consegue perceber-se o impacto no litoral da Antártida, da Gronelândia e na costa de vários Estados americanos. Além disso, é também possível calcular o aumento ou diminuição do nível local do mar, bem como mapear as mudanças na espessura do gelo nas áreas glaciares do planeta.

Estado dos solos

  • Como variam os fluxos de calor geotérmico? Com o aumento da temperatura, os lençóis polares vão derretendo, o que tem impacto nos solos. Através do mapa, são visíveis as zonas mais afetadas na Gronelândia.

Além de se dedicar à investigação — que possibilita estes mapas interativos que simulam situações climáticas extremas — a NASA contribui assim para consciencializar a população mundial, que passa assim a ter uma forma de ver em primeira mão o que acontece ao planeta.

 

Fonte: http://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/vesl-a-nova-ferramenta-da-nasa-que-permite-ver-os-efeitos-do-aquecimento-global



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001