web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 9, 2018

Brasil tem potencial para vender 150 mil carros elétricos ao ano


Pesquisa realizada pela Accenture Strategy, em parceria com a FGV Energia, aponta o futuro dos veículos movidos a energia elétrica no país

Posto de recarga dos carros elétricos é um dos desafios para a sua implementação no Brasil (Foto: Miles Willis / Getty Images)

O setor de transportes é um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. Com a ratificação do Acordo de Paris, vários países estão se mobilizando para minimizar os impactos do aquecimento global no planeta. Uma das maiores apostas é o carro elétrico, alternativa com emissão quase zero de poluentes e capaz de reduzir a demanda por combustíveis fósseis. A consultoria Accenture Strategy, em parceria com a FGV Energia, publicou um estudo para avaliar as oportunidades e os desafios da implementação dos veículos movidos a eletricidade no Brasil. De acordo com o levantamento, o mercado brasileiro tem potencial para vender 150 mil unidades de carros elétricos por ano – cerca de 7% das vendas totais de automóveis em 2016.

Em 2017, foram vendidos 3.296 híbridos e elétricos – número ainda insignificante diante dos 2,239 milhões comercializados, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A curto prazo, entretanto, os veículos elétricos não são uma opção lucrativa para as montadoras, principalmente devido ao custo das baterias. O valor do componente pode chegar a 50% do valor total do carro. Sem contar que o preço desse tipo de veículo é alto. O BMW i3, por exemplo, único com motor 100% elétrico vendido no Brasil, custa entre R$160 e 180 mil.

O alcance do mercado, portanto, se restringe as classes A e B no país. O estudo chegou a essa conclusão ao considerar que apenas 2,2 milhões de brasileiros declaram ter renda bruta superior a 20 salários mínimos e que cada indivíduo com esta faixa de renda compra, em média, um automóvel a cada cinco anos, e, um terço deles opta por modelos elétricos.

Segundo Bruno Falcão, gerente da Accenture Strategy, a maior adoção dos carros elétricos no país depende diretamente das indústrias automobilística, que vai fazer a transição da produção de veículos movidos a combustíveis para os elétricos; de utilities, que vai oferecer e distribuir os postos de recarga da bateria para motores elétricos; e, de combustíveis, que vai produzir fontes de energias renováveis combinando etanol e biocombustível.

“O Brasil não pode ser apenas expectador das inovações da indústria automobilística. É preciso se posicionar: oferecer subsídios às montadoras, incentivos fiscais para reduzir o custo de aquisição do veículo elétrico e criar um sistema de recarga eficiente, o que irá aumentar a sua atratividade a longo prazo”, afirma Bruno Falcão. Na Noruega, por exemplo, a venda de veículos elétricos e híbridos ultrapassou a de carros a diesel e gasolina com a redução de impostos e, a meta é comercializar apenas os movidos a eletricidade após 2025.

Por enquanto, o governo brasileiro concede a isenção do imposto de importação para os carros elétricos e redução da alíquota de 35% para até 7% aos híbridos. A cidade de São Paulo, por exemplo, oferece isenção do rodízio municipal e desconto de 50% do IPVA (Imposto sobre a Propriedade Privada de Veículos Automotores) de elétricos com preço até R$150 mil.

Em 2018, passa a vigorar o Rota 2030, regime automotivo que irá substuir o Inovar-Auto, e a previsão é que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) seja reduzido de 25% para 7%, mesma alíquota aplicada sobre carros com motor 1.0, segundo informou o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também anunciou que irá regular o fornecimento de energia a veículos elétricos ainda este ano.

As medidas pretendem incentivar o comércio dos veículos movidos a eletricidade no Brasil. No entanto, a reconfiguração da cadeia produtiva também exige a criação de novos modelos de negócios para que a mobilidade elétrica conquiste o mercado e os consumidores. É preciso investir em motores elétricos, produção de baterias, inversores de potência e infraestrutura de recarga. Em São Paulo, por exemplo, existem apenas 27 eletropostos de carros híbridos e elétricos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Como atender essa demanda requer investimento e tempo, lembra Falcão, o Brasil deveria aproveitar seu potencial na indústria de biocombustíveis e investir nos híbridos flex, que usam etanol e biocombustível – como ponte para a eletrificação. "A curto prazo, é uma solução mais viável até que a tecnologia de modelos 100% elétricos se torne mais acessível por aqui, o que deve ocorrer nos próximos 10 anos”, aponta Falcão.

A frota mundial de elétricos e híbridos passou de 2 milhões de veículos no ano passado, segundo o estudo da Accenture Strategy e da FGV Energia. A previsão é que chegue a 13 milhões até 2020 e, em 2030, a 140 milhões, ou seja, 10% da frota total de carros.

No futuro, a tendência é que a procura por veículos elétricos cresça no Brasil, devido à preocupação com o meio ambiente, o custo-benefício – eficiência do motor, gastos com combustível e manutenção – e a mudança no comportamento dos consumidores, que passarão a ver o carro mais como serviço do que um bem material. Ao invés de economia, conforto e design esportivo, irão procurar um veículo que os permita relaxar, socializar, trabalhar e se divertir enquanto se locomovem. Os veículos autônomos também devem se popularizar nas próximas décadas, uma vez que eles atendem aos novos critérios de compra.

 

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/02/brasil-tem-potencial-para-vender-150-mil-carros-eletricos-ao-ano.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001