web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 10, 2018

Portugal: Estação de monitorização da qualidade do ar do Alentejo foi alvo de requalificação


A estação de Terena foi reequipada com a aquisição de cinco analisadores para análise de Óxidos de Azoto, Dióxido de Enxofre, Ozono, Partículas fracção PM2,5 e Partículas fracção PM10. Foi também adquirida uma estação meteorológica compacta que mede a velocidade e rumo do vento, temperatura ambiente, quantidade de precipitação e pressão atmosférica.

Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins , esteve presente.

A rede de estações de monitorização da qualidade do ar da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) é composta por cinco estações. A região Alentejo, em termos de qualidade do ar, está dividida em duas zonas, Zona do Alentejo Litoral e Zona do Alentejo Interior.

Decorrente deste zonamento foi considerado que, para a Zona do Alentejo Interior, a melhor opção para começar o processo de avaliação seria instalar uma estação de fundo, cujo objectivo visa a protecção da saúde humana e da vegetação. Terena, no concelho de Alandroal, foi o local seleccionado com base em critérios e normativos vigentes, nomeadamente os exigidos para as redes de monitorização Euroairnet, da Agência Europeia de Ambiente. A estação recebeu a classificação de rural de fundo, atendendo à sua envolvência e influência.

Com a Estação a funcionar em contínuo e, para dar cumprimento às novas exigências impostas pelo DL 102/2010 de 23 de Setembro, alterado pelo DL 43/2015 de 27 de Março, alterado e republicado pelo DL 47/2017 de 10 de Maio, tornou-se imprescindível uma actualização de todos os equipamentos instalados para dar cumprimento ao normativo referido.

Assim foi elaborado o projecto "MelhorAr Alentejo – Gestão da Qualidade do Ar Ambiente na Região Alentejo", que foi submetido a candidatura ao PO Alentejo2020. O projecto foi financiado a 85% pelo ALENTEJO 2020 e a 15% pelo Fundo Ambiental, o que permitiu fazer um upgrade nos equipamentos de toda a rede e também, reequipar completamente a estação de Terena com a aquisição de cinco analisadores para análise de Óxidos de Azoto, Dióxido de Enxofre, Ozono, Partículas fracção PM2,5 e Partículas fracção PM10. Foi também adquirida uma estação meteorológica compacta que mede a velocidade e rumo do vento, temperatura ambiente, quantidade de precipitação e pressão atmosférica.

Com esta actualização, garante-se de extrema importância o seu correcto funcionamento para que se obtenham dados que possam representar o estado da qualidade do ar a toda a zona.

Fonte: https://www.linhasdeelvas.pt/noticias/regiao/9030-estacao-de-monitorizacao-da-qualidade-do-ar-do-alentejo-foi-alvo-de-requalificacao.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001