web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Abr 19, 2018

Florestas na China são aliadas no combate às emissões de CO2


Estudo avaliou potencial de recursos ambientais do país para sequestrar carbono

Por Vanessa Barbosa

Floresta na China
Jovens caminham próximo a uma floresta de mangue em Shenzhen, na China.
(Lam Yik Fei / Stringer/Getty Images)

São Paulo – A China passou por um crescimento econômico explosivo nas últimas décadas, o que conferiu benefícios ao país, mas também gerou problemas como a poluição do ar e um aumento substancial das emissões de gases efeito estufa na atmosfera.

Atento ao problema, o governo chinês recorreu à Academia Chinesa de Ciências (CAS) para buscar algumas soluções na própria natureza. Uma das respostas do CAS foi um esforço de pesquisa de cinco anos com o objetivo de compreender melhor quanto do carbono emitido pelo país é absorvido pelos recursos ambientais do país.

A empreitada exigiu que 350 pesquisadores coletassem amostras de solo e vegetação de diversos habitats do país, de pastagens e florestas à arbustos e terras agrícolas, entre 2011 e 2015.

Depois de combinar e analisar todos os dados, os pesquisadores descobriram que todos os recursos ambientais combinados da China sequestraram aproximadamente 201,1 milhões de toneladas de carbono por ano durante o período de tempo estudado.

E isso, segundo eles, equivale a 14,1 por cento da quantidade total de carbono emitida pelo país durante o mesmo período de tempo, conforme a pesquisa publicada no periódico científico Proceedings of National Academy of Sciences.

O estudo também revelou que as florestas são o principal sumidouro de carbono do país, representando aproximadamente 80% dos recursos ambientais que removem carbono da atmosfera, seguidas das plantações (12%) e arbustos (8%).

Segundo os pesquisadores, programas implementados pelo governo chinês nas últimas décadas, como a restauração de florestas e realocação de plantações, têm ajudado a mitigar os problemas de emissão de carbono no país.

Em esforço mais recente de intervenção ambiental, a China anunciou no começo do ano planos para um projeto de reflorestamento de 6,6 milhões de hectares no país, área equivalente ao território da Irlanda.

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/florestas-na-china-sao-aliadas-no-combate-as-emissoes-de-co2/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001