web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Abr 27, 2018

Angola paga 180 M Euros para França modernizar instituto de meteorologia


Lusa

O Governo angolano vai gastar 180 milhões de euros na modernização, em quatro anos, do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet), processo que será conduzido por uma agência francesa, conforme documentação a que a Lusa teve hoje acesso.

Em causa está o programa de modernização do Inamet, aprovado por decreto presidencial de 11 de abril, considerado pelo Governo angolano como essencial ao suporte a vários setores, como a proteção civil, agricultura, ambiente, pescas e petróleos, entre outros.

Será financiado, em duas fases - a primeira das quais avaliada em 60 milhões de euros -, pelo Banco Societé Générale, cabendo ao instituto público Météo Française Internationale (MFI) conduzir o processo e fornecer os equipamentos e o software necessários.

Em concreto, entre outros projetos, o programa de modernização envolve a instalação, em todo o território angolano, de 32 Estações Meteorológicas Automáticas, das quais 16 com observador - e respetiva casa -, e outras 16 sem observador, visando desta forma "melhorar a capacidade de previsão" do Inamet, com "dados fiáveis e em tempo real", conforme define o contrato.

Incluiu a montagem de um sistema de TV, a disponibilizar dados do Inamet diretamente para apresentação diária em três canais de televisão angolana.

Também prevê a monitorização de colheitas de cereais e segurança alimentar, com a instalação de cerca de 10 estações espalhadas pelo país.

O contrato inclui ainda o suporte, por Angola, de todos os custos com deslocação, alojamento e refeições, dos técnicos do MFI, para instalação de equipamentos e implementação do projeto.

O Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola prevê investir este ano mais de nove milhões de euros na modernização do Inamet, de acordo com o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018.

Neste primeiro ano da primeira fase, segundo a proposta orçamental, serão investidos 2.100 milhões de kwanzas (9,3 milhões de euros).

Este processo envolveu a assinatura de um contrato de fornecimento entre a MFI e o Ministério das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação angolano, subdelegado no diretor-geral do Inamet, Domingos José do Nascimento, conforme despacho governamental a que a Lusa teve acesso em julho de 2017.

Assinado pelo ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, o documento refere que o contrato com a MFI envolve ainda obras de construção civil e a prestação de outros serviços no âmbito do contrato para a modernização do Inamet.

A concretização deste contrato resulta de um acordo assinado em Luanda, a 03 de julho de 2015, durante a visita do então Presidente francês à capital angolana, prevendo uma parceria do Inamet com o instituto público Météo Française Internationale e a empresa angolana LTP Energia.

Aquele instituto público angolano chegou a apresentar um Plano de Desenvolvimento Estratégico para o período 2011-2017, avaliado em mais de 116 milhões de dólares (95 milhões de euros), cuja concretização foi dificultada pela crise que afetou Angola a partir de finais de 2014.

Previa então o reforço da capacidade operacional do Inamet, como a reposição e funcionamento adequado de 28 estações convencionais, espalhadas por todas as províncias, a instalação de 572 novas Estações Meteorológicas Automáticas (EMAS) para fins sinópticos (previsão de tempo), climáticos, agrometeorológico e hidrológico.

O plano envolvia ainda a instalação de estações de medição da radiação Ultra Violeta (UV), descargas elétricas atmosféricas e qualidade do ar, e a construção de três centros regionais de previsão do tempo para as áreas norte, centro e sul do país.

 

Fonte: https://www.dn.pt/lusa/interior/angola-paga-180-meuro-para-franca-modernizar-instituto-de-meteorologia-9286974.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001