web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 16, 2018

Cientistas estudam nuvens da Antártica para medir impacto das mudanças climáticas


Cientistas estudam nuvens da Antártica para medir impacto das mudanças climáticas
A geleira Collins na Ilha do Rei George, na Antártica, em fevereiro de 2018 - AFP/Arquivos

AFP

Cientistas chilenos participarão de uma iniciativa global destinada a caracterizar as atmosferas da Antártica e do Ártico para ver como os polos estão amplificando os efeitos das mudanças climáticas em todo o mundo e, com isso, melhorar os prognósticos meteorológicos.

Através de balões meteorológicos lançados na Antártica, os cientistas chilenos – que fazem parte do chamado Ano da Previsão Polar (YOPP, em inglês) – medirão as propriedades ópticas das nuvens na península antártica, uma zona que está sendo muito afetada pelo aquecimento global e pelo buraco da camada de ozônio.

“É muito importante para todos entender como funciona a Antártica, porque é a única forma de prever o que vai acontecer nas próximas décadas”, explicou em coletiva de imprensa nesta terça-feira Raúl Cordero, líder do grupo de pesquisa Antártica, que trabalha no Departamento de Física da Universidade de Santiago do Chile.

Nas últimas quatro décadas, “as anomalias na atmosfera antártica induziram em todo o hemisfério sul modificações significativas nos padrões dos ventos, nebulosidade e precipitações”. “Estas mudanças afetaram significativamente o Chile”, onde, por exemplo, a quantidade de chuvas diminuiu 30% nesse período na zona centro-sul, de acordo com Cordero.

As pesquisas mostraram até agora que a Antártica está aquecendo muito mais devagar que a linha do Equador. Ao aumentar a diferença de temperatura entre ambos os pontos, intensificam-se os ventos em volta do continente branco.

Os pesquisadores esperam que a diferença de temperatura continue se estendendo como consequência das mudanças climáticas, e com isso a intensidade dos ventos antárticos, que arrastam para as costas da Antártica águas mais quentes que o normal. Essas águas estão contribuindo para acelerar o derretimento dos gelos, o que contribui para aumentar o nível do mar do mundo todo.

Só nos últimos sete anos, o nível dos oceanos subiu em média sete centímetros, e 25% deste aumento é fruto do derretimento dos gelos antárticos.

A intensidade dos ventos antárticos é parte das medições que o projeto YOPP, que é patrocinado pela Organização Meteorológica Mundial, recolherá.

No Chile, as radiossondas e balões meteorológicos serão lançados a partir de novembro deste ano até março de 2019.

 

Fonte: https://istoe.com.br/cientistas-estudam-nuvens-da-antartica-para-medir-impacto-das-mudancas-climaticas/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001