web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 24, 2018

Aumento de emissões de CO2 tornará arroz menos nutritivo, diz estudo


A emissão crescente de dióxido de carbono na atmosfera está fazendo o arroz perder parte de seu valor nutricional, uma consequência potencialmente catastrófica para os milhões de pessoas na Ásia que têm neste cereal a base de sua dieta.

"Demonstramos que o aquecimento global, as alterações climáticas e especialmente os gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, podem afetar o conteúdo nutricional do que comemos", disse Adam Drewnowski, professor de epidemiologia na Universidade de Washington e um dos autores do estudo, publicado nesta quarta-feira na revista Science Advances.

"O efeito poderia ser devastador nos países consumidores de arroz, onde cerca de 70% das calorias e a maioria dos nutrientes são provenientes" deste cereal, acrescenta.

Os países mais pobres como Birmânia, Laos e Camboja, estão ainda mais ameaçados.

O experimento consistiu em plantar 18 variedades diferentes de arroz em campos no Japão e na China, com algumas partes cercadas por um octógono plástico de 17 metros de altura, dentro do qual se aumentou a concentração de CO2 para simular as condições previstas para meados do século, ou seja, de 568 a 590 partes por milhão frente a 400 ppm atuais.

Como resultado, ferro, zinco, proteínas e vitaminas B1, B2, B5 e B9, que ajudam o corpo a converter os alimentos em energia, se reduziram em proporções distintas - uma queda de 10,3% nas proteínas, por exemplo.

Uma das razões, sugere o estudo, é que os maiores níveis de CO2 aumentam o conteúdo de carboidratos da planta durante a fotossíntese, reduzindo as proteínas e os minerais.

Outro estudo publicado no ano passado por investigadores da Universidade de Harvard concluiu que o aquecimento global poderia reduzir o volume de proteínas de muitos alimentos, inclusive o arroz, o trigo, a cevada e as batatas.

Ele alertou para o risco de que, em 2050, cerca de 150 milhões de pessoas a mais possa sofrer com deficiências de proteínas.

ksh/jm/ll/gv/ll/mvv

Agência AFP

Fonte : http://www.jb.com.br/economia/noticias/2018/05/23/aumento-de-emissoes-de-co2-tornara-arroz-menos-nutritivo-diz-estudo/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001