web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 29, 2018

Portugal: Cientistas do Porto desenvolvem sistema de previsões climáticas "precisas"


Foto:  James & Carol Lee/Unsplash

Uma equipa de especialistas do Porto está a desenvolver um sistema que realiza previsões climáticas "precisas" de curto, médio e longo prazo, baseadas num novo algoritmo, com o intuito de auxiliar empresas e as entidades públicas na tomada de decisão.

Este projeto visa fornecer previsões climáticas de médio e longo prazo, conjugando "o conhecimento e a experiência de observação, no contexto das atividades humanas e empresarias, o que designamos por 'Business Weather Analytics'", disse à agência Lusa um dos fundadores do projeto iClimate Adviser, Mário Marques.

"Estas previsões darão origem a mapas de informação adaptados a cada indústria ou serviço, contendo indicadores que ajudam a tomar decisões ou efetuar ações, com impacto direto na atividade ou negócio, num contexto de adaptação às alterações climáticas", contou o especialista em previsões, climatologia aplicada, alterações climáticas, riscos naturais e ordenamento do território.

Através desta plataforma, os utilizadores terão acesso a informações que ajudam ao nível das operações diárias (decisões de acompanhamento de eventos e de "grande importância económica") e nas operações semanais, mensais ou sazonais (decisões estratégicas).

Segundo o responsável, o foco são as entidades e áreas "mais sensíveis e influenciadas pelas condições atmosféricas", como é o caso dos municípios e da proteção civil, a agricultura, as seguradoras, o turismo, a construção, a produção de energia, as compras e o lazer.

Assim, será possível definir "a melhor altura para uma autarquia efetuar um fogo controlado, a melhor altura para a sementeira ou como se deve preparar um evento ao ar livre, tendo em conta o vento, a chuva, o calor ou frio", explicou.

"Ao longo dos últimos anos, temos visto alterações dramáticas no comportamento do padrão climáticos das estações do ano, assim como a ocorrência sistemática de eventos climáticos extremos. Não é de todo estranho assistirmos, no mesmo ano, à ocorrência de cheias, secas, saraivadas e incêndios", referiu.

Além disso, tem-se assistido a uma "preparação inadequada" em termos de reação e combate, sendo necessário um planeamento mais eficaz para fazer face a estes eventos.

"Sentimos que as empresas, as entidades e as pessoas têm falta de apoio e aconselhamento nas decisões a tomar face a qualquer tipo de clima, seja este favorável ou desfavorável", afirmou.

Nesse contexto, e sendo o mercado "muito limitado em termos de recursos humanos", a equipa decidiu utilizar o conhecimento que tem na área de climatologia e meteorologia para criar este serviço e "adaptá-lo de uma forma simples, clara e atempada" às diferentes empresas.

De acordo com Mário Marques, existem atualmente várias soluções de previsão meteorológica de cinco a dez dias, usando, grande parte delas, o mesmo modelo de previsão.

"Deve-se referir que, devido à variabilidade dos modelos de previsão numérica, cuja atualização ocorre de seis em seis horas, assistimos, por vezes, à informação de previsão do mesmo modelo, mas de instantes ou simulações diferentes sobre o mesmo período e com previsões díspares", acrescentou.

A iClimate Advisor, por sua vez, "apostará em previsões de médio e longo prazo, baseadas na correlação de teleconexões e padrões climatológicos", esclareceu.

Um dos próximos objetivos da equipa, que conta neste momento com três elementos e foi fundada por Mário Marques e por Vítor Teixeira, é desenvolver um sistema de previsões climáticas para o público em geral.

Com este projeto, iniciado no final de 2017, participaram no programa de aceleração Startup Porto Accelerator, lançado pela Associação Nacional de Jovens Empresários e pelo INESC TEC, tendo chegado à final nacional da ClimateLaunchpad, uma competição da Comissão Europeia que apoia ideias inovadoras com vista à redução do impacto ambiental e que decorreu no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.


Fonte: https://www.jn.pt/inovacao/interior/cientistas-do-porto-desenvolvem-sistema-de-previsoes-climaticas-precisas-9523513.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001