web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 18, 2018

Caminhões e ônibus são responsáveis por metade da poluição do ar


Estudo aponta que mesmo em menor quantidade, veículos movidos a diesel emitem mais poluentes

Caminhões e ônibus são responsáveis por metade da poluição do ar
Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Os caminhões e ônibus são responsáveis por metade da poluição do ar causada por combustíveis na cidade de São Paulo. Entretanto, esses tipos de veículos correspondem a cerca de 5% da frota veicular que circula na capital. A conclusão foi apontada por um estudo coordenado por físicos da USP (Universidade de São Paulo) e publicado nesta semana na revista científica Scientific Reports

Um grupo de pesquisadores calculou a concentração de compostos tóxicos na atmosfera emitidos pelos veículos movidos a diesel, a etanol e a gasolina. "O diferencial da pesquisa é que conseguimos distinguir os tipos de combustível e o quanto eles emitem de poluentes", explicou ao Destak o líder do estudo Joel Ferreira de Brito, que cursa pós-doutorado no Instituto de Física da USP. "Já se sabia que o diesel era mais poluente entre os combustíveis, só não o quanto isso representava para a qualidade do ar", disse.

O material para a pesquisa foi coletado entre setembro e dezembro de 2013, considerado um dos períodos mais chuvosos do ano, e por consequência, com menor concentração de poluentes.

De acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), na ocasião da pesquisa, São Paulo tinha 190.721 caminhões e ônibus circulando, contra 5.771.224 carros e motos. Já em junho deste ano, o número de ônibus e caminhões circulando na cidade era de 214.444, contra 6.604.976 de automóveis e motocicletas.

Um levantamento, realizado pelo Ibope Inteligência, e divulgado no mês passado pela Rede Nossa São Paulo, aponta que mais de três quartos dos paulistanos são favoráveis à adoção de medidas que limitam a circulação de veículos para diminuir a poluição na cidade. De acordo com o estudo, entre eles, 30% apontaram que a inspeção veicular é a medida que mais ajudaria a diminuir a poluição da cidade.

Entretanto, para o pesquisador da USP, outras ações de menor impacto à sociedade com resultado eficaz podem ser tomadas pelo poder público, como a ampliação da rede de Metrô e, a curto prazo, a instalação de filtros de partículas nos ônibus que compõe a frota do transporte público de São Paulo, por exemplo. 

"Os filtros têm um custo benefício ótimo. Alguns países da Europa já aplicam esse método e notaram a melhora significativa da qualidade do ar", afirmou Brito ao Destak. 

Menos veículos circulando

No mês de maio, durante a greve dos caminhoneiros, o Sistema de Informações de Qualidade do Ar, da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), observou que a queda no tráfego de veículos na cidade levou à diminuição pela metade da poluição atmosférica.

 

Fonte :http://www.destakjornal.com.br/cidades/sao-paulo/detalhe/caminhoes-e-onibus-sao-responsaveis-por-metade-da-poluicao-do-ar



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001