web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 26, 2018

Desaceleração de correntes oceânicas pode intensificar aquecimento global


Estudo mostra que a velocidade das correntes varia naturalmente ao longo do tempo. Por anos, o ritmo rápido ajudou a conter o aquecimento do planeta, mas esse tempo acabou

Mapa simplificado do fluxo global de correntes marítimas. (Foto: NASA)
MAPA SIMPLIFICADO DO FLUXO GLOBAL DE CORRENTES MARÍTIMAS (FOTO: NASA)

Diversos estudos nos últimos anos mostraram uma diminuição da velocidade das correntes do Oceano Atlântico, o que rendeu até assunto para o cinema, em O Dia Depois de Amanhã, em que o colapso dessa corrente dá início a uma nova era do gelo no hemisfério norte. Uma nova pesquisa, no entanto, mostra que esse cenário está longe de se concretizar e o desaceleramento das correntes é normal, resultado de um ciclo que, estimam, dura várias décadas.

“Muitos se concentraram no fato de que está declinando muito rapidamente e que, se a tendência continuar, irá além de um ponto crítico, trazendo uma catástrofe como a era do gelo”, afirma um dos autores da pesquisa, Kit Tung, professor de Matemática Aplicada da Universidade de Washington. “Acontece que nada disso vai acontecer no futuro próximo. A resposta rápida pode, em vez disso, ser parte de um ciclo natural e há sinais de que o declínio já está terminando ”.

Mas calma aí, negacionistas. Não é porque o homem não tem culpa nessa história que não existe um problema real. De acordo com os pesquisadores, essa corrente está mascarando o aquecimento global. A AMOC (sigla em inglês para Circulação Contrária do Atlântico Meridional) é uma corrente transportadora que leva água quente dos trópicos para o Polo Norte. Essa água, por ter mais sal, afunda quando chega lá, levando o calor da superfície para as profundidades. A água esfria e faz o caminho de volta até os mares da Antártida.

Quanto mais rápida essa corrente, mais calor da superfície do mar é dissipado nas profundezas do oceano, o que dá uma segurada no aquecimento do planeta. O novo estudo usa uma combinação de dados de medições de temperatura baseadas em navios, registros de maré, imagens de satélite da altura da superfície do mar que podem mostrar salpicos de água quente e rastreamento recente de alta tecnologia do próprio AMOC para sugerir que a força flutua como parte de um ciclo de 60 a 70 anos.

Quando a corrente está  rápida, mais da água tropical quente e salgada viaja para o Atlântico Norte. Com o passar dos anos, o calor da água derrete as geleiras e, eventualmente, a água doce torna a água da superfície mais leve e menos propensa a afundar, diminuindo a correnteza. Esse processo se mantém até que o Atlântico Norte se torna mais frio, o derretimento do gelo desacelera e, eventualmente, a fonte de água doce seca e a água mais pesada e mais salgada pode despencar novamente, o que acelera a circulação.

Segundo o estudo, os dados do período entre 1975 a 1998, o AMOC estava em uma fase lenta. Foi nessa época que o mundo começou a prestar atenção às consequências do aquecimento global. Desde então, a corrente começou a acelerar e chegou nos anos 2000 no ápice da velocidade, o que deu uma segurada no aquecimento da superfície do planeta. Medições recentes de densidade no Mar de Labrador, no extremo norte do da Terra,  sugerem que o ciclo está começando a mudar, disse Tung.

“A boa notícia é que os indicadores mostram que essa desaceleração da circulação do Atlântico está acabando, e nós não devemos ficar alarmados com o fato de que essa corrente entrará em colapso tão cedo ”, disse o pesquisador. “A má notícia é que as temperaturas da superfície devem começar a subir mais rapidamente nas próximas décadas.”

 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/07/desaceleracao-de-correntes-oceanicas-pode-intensificar-aquecimento-global.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001