web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 27, 2018

Timbé do Sul: Dnit monitora qualidade do ar nas obras da BR-285


Objetivo das inspeções na Serra da Rocinha é adequar as atividades à legislação vigente, evitando impactos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população e dos colaboradores

Foto: Divulgação/Amanda Montagna STE S.A

Timbé do Sul

Durante as obras de implantação e pavimentação do Lote 2 da BR-285/RS/SC, em Timbé do Sul, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) monitora periodicamente a emissão de gases e de material particulado para a atmosfera. O objetivo das inspeções, realizadas pela Gestora Ambiental (STE S.A.), é adequar as atividades aos padrões estabelecidos pela legislação vigente, evitando impactos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população e dos colaboradores.

Níveis elevados de poeira e gases no ar oferecem risco ao trânsito (reduzindo a visibilidade) e podem prejudicar a saúde dos trabalhadores e das comunidades lindeiras. A equipe de supervisão ambiental monitora estas emissões nas frentes de obra, em áreas de apoio e durante o transporte de materiais. O controle ocorre por meio de avaliação visual com o uso da escala de Ringelmann reduzida, uma graduação gráfica para determinar a densidade de fumaça, constituída de cinco padrões com variações uniformes de tonalidade entre o branco e o preto. Os dados são registrados em planilhas contendo ainda outras informações, como data, local e hora do monitoramento; tipo de veículo ou máquina; registro fotográfico e observações sobre a atividade em execução.

No caso da poeira, as principais medidas atenuantes incluem a constante umidificação do terreno com caminhão-pipa, o controle da velocidade dos veículos, o uso de lona nos caminhões e de coletor de pó na perfuratriz (equipamento de perfuração do solo). Já para os efeitos da queima de combustíveis recomenda-se a manutenção periódica dos veículos e máquinas, para eliminar problemas mecânicos e operacionais.

De acordo com o especialista ambiental Francisco Feiten, desde o início do monitoramento foram identificadas apenas duas situações em que a fuligem do escapamento estava acima do padrão permitido, o que gerou a necessidade de manutenção. “Este dado demonstra que a frota que atua na obra está bem aferida. Controlar os níveis de emissão destes poluentes é importante para manter a qualidade do ar e evitar diversos impactos”, afirma.

Os cuidados para minimizar a poluição atmosférica durante as obras contam ainda com as ações do Programa de Comunicação Social, que disponibiliza o telefone da Ouvidoria (0800 60 21 285) do empreendimento para que os moradores relatem suas reclamações, dúvidas e sugestões.

 

Fonte: https://dnsul.com/2018/geral/timbe-do-sul-dnit-monitora-qualidade-do-ar-nas-obras-da-br-285/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001