web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 1, 2018

"Céu creme em cima do azul." Poeiras de África chegam a Portugal


A mancha de partículas, que chega de África na quinta-feira, vai pintar o céu no sul do país. Recomendam-se cautelas para crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios.

Foto: Filipe Farinha/Lusa

Cristina Lai Men

O departamento do ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa avalia diariamente, os níveis da qualidade do ar. Os últimos mapas mostram uma mancha castanha, composta por partículas que vêm do norte de África, e que devem chegar ao sul de Portugal na quinta-feira.

Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista Zero e professor da Universidade Nova de Lisboa, explica que estas partículas são importantes no transporte de nutrientes que por exemplo, alimentam a Amazónia, mas a concentração demasiado elevada pode trazer efeitos nocivos para a saúde.

Os mapas da FCT revelam uma "área contínua de partículas desde Cabo Verde até ao golfo do México", adianta Francisco Ferreira. O céu assume assim, tons de "creme em cima do azul", num cenário que vai prolongar-se pelo menos até 5 de agosto.

O ambientalista lembra que as populações mais sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios devem ter cuidados adicionais, evitando esforços ou mesmo ficando em casa.

Outro problema pode passar pelo agravamento da poluição atmosférica, com o aumento das concentrações de ozono, sobretudo fora dos centros das cidades. Francisco Ferreira recorda que as temperaturas elevadas e a radiação solar intensa levam a picos de ozono.

 

Fonte: https://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/interior/ceu-creme-em-cima-do-azul-poeiras-de-africa-ficam-ate-domingo-9660019.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001