web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

O que é Qualidade do Ar?

Com o nome de atmosfera se conhece a camada gasosa em torno da Terra, com cerca de 200 km de espessura. A atmosfera é um meio contínuo através do qual são transportados e dispersados os contaminantes. Este transporte é realizado graças ao movimento do ar que ocorre em escalas global, regional e local.

Uma vez na atmosfera, a persistência dos contaminantes dependerá de vários fatores, sejam de caráter meteorológico, como a lavagem pela chuva e deposição por gravidade ou o impacto contra superfícies, ou sua transformação por diversas reações químicas em outras substâncias que podem ser poluentes (poluentes secundários). Defini-se como qualidade do ar a concentração de poluentes que atinge um receptor, mais ou menos distantes da fonte de emissão, uma vez transportado e difundido pela atmosfera. A capacidade da atmosfera para diluir as concentrações de poluentes é fundamental para preservar uma boa qualidade do ar, e isto vai marcado principalmente pelas condições meteorológicas. Assim, em uma atmosfera estável, se promoverá a acumulação de poluentes e se facilitará a formação de poluentes secundários, enquanto que numa atmosfera instável, a difusão de poluentes será mais eficaz devido às turbulências. A variação da temperatura com a altura é um elemento essencial no fenómeno da dispersão atmosférica e na ascensão de plumas das chaminés de instalações industriais: quando um volume de ar se encontra a uma temperatura mais elevada do que o ar circundante tende a subir, devido à sua menor densidade, e a expandir-se, desde que a sua ascensão encontre camadas de ar de menor pressão, reduzindo a concentração de poluentes que transporta no seu interior.

.

Atmósfera

Existem condições atmosféricas que favorecem o aparecimento de "episódios" de maiores concentrações de poluentes, sendo mais comum a situação de "inversão térmica", que ocorre quando a temperatura de uma camada da atmosfera aumenta com a altura, em vez de diminuir. Nesta situação, a massa de ar ascendente não sobe, permanecendo estagnada em uma altura reduzida devido à ausência de correntes verticais na atmosfera. Neste cenário, as plumas das chaminés, e até mesmo as emissões de uma grande cidade fiquem presos sob um "tampão atmosférico", podendo causar altos níveis de poluição ao nível do solo.

Inversión Térmica

A nível mais global, situações como as anticiclônicas ou de baixas, com dimensões entre 1.000 e 5.000 km, atuam sobre o fluxo transfronteiriço de poluentes, propiciando o movimento de poluentes à nível global.

.

 


© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001