web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

PREVISIONES DE OZONO

Consulte las Previsiones de Ozono Troposférico para España elaboradas por Troposfera.org

Más Previsiones de Ozono Troposférico

DADOS DE OZÔNIO

OZONE WEB: Dados de Ozônio em tempo real de toda Europa (Agência Europeia del Meio Ambiente).

Descrção

O ozônio é um gás irritante azul e pungente pálido. É relativamente estável à temperatura ambiente, apresentando uma grande tendência para decompor um grande agente oxidante.

O ozônio faz parte das camadas superiores da atmosfera, o ozônio estratosférico, criando uma camada que protege a superfície da Terra da radiação solar ultravioleta (camada de ozônio).

A maior parte do ozônio na atmosfera, em torno de 90%, está na estratosfera. Quando formado na baixa troposfera (a camada mais baixa da atmosfera) é chamado de ozônio troposférico, sendo considerado um poluente secundário de origem fotoquímica, podendo causar problemas de saúde, especialmente em certos setores sensíveis, causando irritação nos olhos, nariz e garganta. Assim, tem sido estabelecidas relações entre a freqüência de crises de asma e os dias de altas concentrações de ozônio e outros oxidantes fotoquímicos, ao que parece, pela diminuição das funções pulmonares. Os danos que provoca são extensíveis também à vegetação e aos materiais.

O ozônio troposférico é formada naturalmente durante as tempestades e através de uma série complexa de reações químicas dos poluentes primários ou precursores, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, sobretudo os hidrocarbonetos não-metano, na presença do oxigênio atmosférico e a luz solar.

As concentrações mais elevadas ocorrem em áreas com altas emissões de NOx e hidrocarbonetos e durante o verão quando as condições meteorológicas são adequadas: alta temperatura, incidência de intensa radiação solar e ausência de ventos. Mesmo em áreas com baixos níveis de poluição (geralmente as zonas rurais) os níveis de ozônio podem ser elevados devido à interação de compostos orgânicos voláteis de origem natural com NOx e oxigênio.

O ozônio na atmosfera estabelece equilíbrios em uma série de reações com NO2, NO, oxigênio, ..., que explicam porque no centro das cidades, onde há expressivas emissões de NO de automóveis e fontes estacionárias, as concentrações de ozônio podem ser menores do que em áreas rurais.

Ozônio e Saúde

(Fonte: http://www.airnow.gov/)

Você está sob risco em função do ozônio?

Vários grupos de pessoas são particularmente sensíveis ao ozônio, especialmente quando realizam atividades ao ar livre, porque a atividade física faz com que as pessoas respirem mais rápido e profundamente.

As crianças ativas são o grupo de maior risco de exposição ao ozônio, pois, em geral, costumam passar a maior parte do verão brincando ao ar livre. As crianças são mais propensas a ter asma, que pode piorar devido à exposição ao ozônio.

Os adultos fisicamente ativos, que fazer exercícios ou trabalham arduamente ao ar livre, estão mais expostos ao ozônio do que as pessoas que são menos ativas.

As pessoas com asma ou outras doenças respiratórias são mais vulneráveis aos efeitos do ozônio e, geralmente, sentem os efeitos na saúde mais cedo, meswmo em níveis mais baixos, do que os indivíduos menos sensíveis.

Há pessoas com maior susceptibilidade ao ozônio do que o habitual. Os cientistas ainda não sabem a razão, mas algumas pessoas saudáveis podem experimentar efeitos sobre a saúde em níveis mais baixos de atividade ao ar livre ou menores níveis de ozônio no ar do que uma pessoa média.

Em geral, à medida que as concentrações de ozônio ao nível do solo aumentam, mais pessoas sentem os efeitos sobre a saúde, mais graves se tornam os efeitos e mais pessoas são internadas nos hospitais por problemas respiratórios. Quando os níveis de ozônio são muito altos todas as pessoas devem se preocupar com as exposição ao ozônio..

Como pode o ozônio ao nível do solo afetar a sua saúde?

O ozônio pode irritar o seu sistema respiratório causando tosse, irritação na garganta e / ou sensação de desconforto no peito.

O ozônio pode reduzir a função pulmonar e tornar mais difícil a respiração normalmente profunda e vigorosa. Quando isso acontece, você pode perceber que a respiração começa a se tornar desconfortável. Se você estiver fazendo exercícios ou trabalhando ao ar livre, poderá perceber que está respirando mais rápido e superficial do que o normal.

O ozônio pode agravar a asma. Quando os níveis de ozônio são altos, mais pessoas com asma têm ataques que requerem cuidados médicos e o uso de medicação adicional. Uma razão para isso é que o ozônio torna as pessoas mais suscetíveis a alérgenos, os agentes que provocam ataques de asma. Outros efeitos severos para os asmáticos são a função pulmonar reduzida e a irritação que o ozônio causa ao sistema respiratório.

O ozônio pode inflamar e danificar as células que revestem os pulmões. Depois de alguns dias, as células danificadas são substituídas e as células velhas se desprendem de forma semelhante a pele, que se descasca após uma queimadura solar.

O ozônio pode agravar as doenças pulmonares crônicas, como enfisema e bronquite, e reduzir a capacidade do sistema imunológico para defender o sistema respiratório de infecções bacterianas.

O ozônio pode causar danos permanentes aos pulmões. Repetida dano de curto prazo nos pulmões em desenvolvimento das crianças pode resultar em uma função pulmonar reduzida na idade adulta. Em adultos, a exposição ao ozônio pode acelerar o declínio natural da função pulmonar que ocorre como parte do processo normal de envelhecimento.

Como você pode evitar a exposição ao ozônio?

As chances de ser afetado pelo aumento de ozônio são maiores quanto mais tempo a pessoa permaneça realizando atividades ao ar livre e mais intensa seja a atividade que está sendo realizada. Se você realizar uma atividade que exige grande esforço físico, você pode reduzir o tempo gasto nessa atividade ou substituí-la por outra atividade que exija um esforço mais moderado (por exemplo, uma caminhada ao invés de uma corrida). Além disso, você pode planejar atividades ao ar livre quando os níveis de ozônio estiverem mais baixos, geralmente na parte da manhã ou ao entardecer.

Exemplos de atividades que exigem esforço moderado incluem: subir escadas, jogar tênis, jardinagem ou construção ou prática de caminhadas leves. As atividades que exigem maior esforço são, por exemplo: jogar basquete ou futebol, cortar madeira, fazer trabalhos manuais pesados, correr, andar de bicicleta ou caminhar vigorosamente. Uma vez que os níveis de condicionamento físico variam amplamente entre os indivíduos, o que é um esforço moderado para uma pessoa pode ser um esforço pesado para outra. Não importa se você tem uma boa condição física, mas reduzir o período de duração da atividade quando os níveis de ozônio estiverem altos o ajudará a se proteger contra os efeitos nocivos do ozônio.

Técnica de Medição

O Real Decreto 102/2011 estabelece que o método de referência para a medição do ozônio é o descrito na Norma UNE-EN 14625:2005 "Calidad del aire ambiente-Método normalizado de medida de la concentración de ozono por fotometría ultravioleta”.

A amostra de ar entra no analisador de ozônio. A amostra passa através de um catalisador (absorvedor seletivo de ozônio) que converte o ozônio em oxigénio. Esta amostra, sem o ozônio, passa através da câmara de medição em que um detector mede a quantidade de radiação UV que é transmitido na gama de 254 nm. Esta medida de intensidade é definido como "I0" e o seu valor inclui qualquer gás que possa estar presente na amostra.

Uma vez completada a medição de referência, a amostra contendo ar é desviada sem passar pelo absorvedor de ozônio e se dirige diretamente para a câmara de medição. A medida da radiação UV emitida por esta "amostra" é definida como "It".

A utilização da lei de Beer-Lambert permite calcular a concentração de ozônio a partir das medições de "I0" e "It".

 


© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001