web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Óxidos de Nitrogênio (NO2 e NOx)

São conhecidos vários tipos de óxidos de nitrogênio , mas os mais interessantes como contaminantes da qualidade do ar são o óxido nítrico ( NO) e dióxido de nitrogênio ( NO2 ) . Também se fala em óxidos de nitrogênio total, NOx , que são nada mais do que a soma das concentrações, em ppbv ( partes por bilhão de unidades de volume) de NO e NO2 . Para converter os ppbv de NOx a microgramas/m³ ppbv NOx deve-se considerar como se tudo fosse NO2.

O resto está em equilíbrio com os dois anteriores em concentrações muito baixas. Vale a pena mencionar que o N2O é um importante gás de efeito estufa com um GWP ( Global Warming Potential ) de 296, sendo um dos gases citados pelo Protocolo de Quioto.

O NO2 é um gás de cor parda-roxa, não inflamável, de odor asfixiante e tóxico.

Afetan fundamentalmente o aparelho respiratrio, provocando bronquite e pneumonia, menor resistência às infecções das vias respiratórias. Os níveis baixos de óxidos de nitrogênio no ar ambiente podem irritar os olhos, o nariz, a garganta, os pulmões e causar tosse e uma sensação de falta de conforto, cansaço e náusea. A exposição a baixos níveis de NO2 também pode produzir acumulação de líquido nos pulmões, de 1 ou 2 dias após a exposição. Respirar altos níveis de óxidos de nitrogênio pode rápidamente produzir queimaduras, espasmos e dilatação dos tecidos na garaganta e as vias respiratórias superiores, reduzindo a oxigenação dos tecidos do corpo, produzindo acumulação de líquido nos pulmões e a morte.

De igual modo, o NO2 exerce efeitos sobre a vegetação, apresentando sinergias com o SO2: Os óxidos de nitrogênio se transforman na atmósfera em ácido nítrico, constituiente da chuva ácida e são considerados importantes precursores da contaminação por ozônio troposférico como consequência das reações fotoquímicas entre os NOx e os hidrocarbonetos.

Se originam em processos de combustão com altas temperaturas por combinação do oxigênio e o nitrogênio presentes no ar, originando NO que, posteriormente, pela ação de oxidantes atmosféricos com o ozônio, se converte em NO2.

Uma fonte muito importante, sobretudo nas cidades, é o tráfego de veículos.

Existem também fontes naturais de NOx, como incêndios forestais, erupções vulcânicas...

Seu tempo de residência médio na atmosfera é estimado em dias.

Métodos de Refêrencia

Espanha:

En el Real Decreto 102/2011 se establece que el método de referencia para la medición de dióxido de nitrógeno y óxidos de nitrógeno es el que se describe en la norma UNE-EN 14211:2006 «Calidad del aire ambiente-Método normalizado de medida de la concentración de dióxido de nitrógeno y monóxido de nitrógeno por quimioluminiscencia».

(Ver Esquema)

Brasil:

O Método de referência para o monitoramento de NO2, definido pela Resolução CONAMA nº 003, de 28 de junho de 1990, é o Método da Quimioluminescência, podendo ser adotados Métodos Equivalentes, que devem ser aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO e na ausência deles os recomendados pelo IBAMA como os mais adequados e que deva ser utilizado preferencialmente.

Poderão ser adotados métodos equivalentes aos métodos de referência, desde que aprovados pelo IBAMA.

 

 

 


© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001