web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Dióxido de Enxofre (SO2)

Gás incolor e não inflamável. Possui um odor forte e irritante a concentrações elevadas (superiores a 3 ppm).

A sua meia-vida na atmosfera é estimada em dias, de modo que pode ser transportado ao longo de grandes distâncias, é considerada uma das principais causas do fenómeno da chuva ácida (O SO2 é higroscópico, ou seja, quando está na atmosfera reage com umidade e forma aerossóis de ácido sulfúrico e sukfuroso que, em seguida, fazem parte da chamada chuva ácida).

Condensado a -10 ° C e solidifica a -72 ° C. É solúvel em água (85% a 25 ° C) e em solventes orgânicos.

Durante o processo de oxidação na atmosfera, este gás forma sulfatos, ou seja, sais que podem ser transportados nas partículas respiráveis ​​(PM 10) e que na presença de umidade formam ácidos. Logo, esses ácidos são uma parte importante de partículas secundárias ou finas (PM2.5).

Tanto a exposição a sulfatos, como aos ácidos derivados de SO2, é de extremo risco para a saúde, porque eles entram diretamente no sistema circulatório humano através das vias respiratórias.

Origina-se a partir da combustão de combustíveis com um certo teor de enxofre (carvão, combustível, diesel, ...) em usinas de energia, processos industriais, veículos pesados​​, carvão e aquecedores de combustível, etc, Também existem fontes naturais este contaminante, como as erupções vulcânicas.

Altas concentrações deste poluente afetam o sistema respiratório, agravam doenças respiratórias e cardiovasculares já existentes, provoca irritação nos olhos. O dióxido de enxofre tem sido associado com problemas de asma e bronquite crônica, aumento da morbidade e mortalidade em idosos e crianças.

Outra preocupação são os efeitos de deposição úmida ou seca dos compostos ácidos que  origina na cobertura do solo e da terra, bem como materiais de construção (mármore, calcário, ...).

Método de Referência

Espanha:

En el Real Decreto 102/2011 se establece que el método de referencia para la medición de dióxido de azufre es el que se describe en la norma UNE-EN 14212:2006 «Calidad del aire ambiente-Método normalizado de medida de la concentración de dióxido de azufre por fluorescencia de ultravioleta».

(Ver Esquema)

Brasil:

O Método de referência para o monitoramento de SO2, definido pela Resolução CONAMA nº 003, de 28 de junho de 1990, é o Método da Pararonasilina, podendo ser adotados Métodos Equivalentes, que devem ser aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO e na ausência deles os recomendados pelo IBAMA como os mais adequados e que deva ser utilizado preferencialmente.

Poderão ser adotados métodos equivalentes aos métodos de referência, desde que aprovados pelo IBAMA.

.


© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001