web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Benzeno

É um liquido incolor que emite vários vapores tóxicos com efeitos cancerígenos nos seres vivos. Se encontra no alcatraão de carvão e no petróleo, sendo separado destilação.

O Benzeno é um hidrocarboneto cíclico que está constituído por uma estrutura de seis átomos de carbono. A cada átomo de carbono se encontra enlaçado um átomo de hidrogênio. Sua formula química é C6H6.

O Benzeno presente na atmosfera procede principalmente de emissões provocadas pela atividad humana nas cidades. A fonte mais comum é o veículo automotor nas cidades, a evaporação ds gasolina e diesel, a produção de diferentes compostos químicos, as emisões procedentes da combustão incompleta do carvão e de produtos derivados de petróleo, além da fabricação de tintas ou sua utilização por qualquer tipo de indústria. Também já foram detectadas emissões deste composto em aterros de resíduos sólidos de média e alta densidade.

O Benzeno forma parte dos denominados Compostos Orgânicos Voláteis (COVs): compostos químicos de estruturas diversas, formados principalmente por carbono e hidrogênio e, em menor proporção por outros elementos como o oxigênio, o nitrogênio ou o enxofre que, devido a sua baixa pressão de vapor, dão lugar a significativas concentrações no ar (de acordo com os critérios mais amplamente aceitos, no termo Compostos Orgânicos Voláteis são agrupdas todas aquelas substâncias de base carbono, presentes na atmosfera, que tenham uma pressão vapor superior a 0,14 mm de Hg a 25ºC. Geralmente possuem um número de átomos de carbono entre 2 e 12). Alguns COVs, junto com os óxidos de nitrogênio, são capazes de produzir oxidantes fotoquímicos quando reagem na presença da luz solar.

Benceno y Salud

O benzeno é um reconhecido carcinogênico em seres humanos.

Respirar benzeno pode causar sonolência, tontura e inconsciência. A exposição prolongada a certos níveis de benzeno causa leucemia não linfocítica, anemia, alterações da medula óssea e uma variedade de desordens comportamentais do tecido do sangue em seres humanos.

Outro efeito é o ataque ao genoma celular.

Os efeitos negativos do benzeno são exacerbados no caso de crianças.

O que acontece ao benzeno quando entra no meio ambiente?

(Fonte: www.atsdr.cdc.gov/es/)

O benzeno pode passar para o ar a partir da água e do solo.

Reage no ar com outros produtos químicos e se decompõe em poucos dias.

O benzeno no ar pode aderir a chuva ou neve e ser levado de volta para o solo.

Se degrada mais lentamente na água e no solo, podendo passar através do solo até chegar às águas subterrâneas.

Como posso ficar exposto ao benzeno?

(Fonte: www.atsdr.cdc.gov/es/)

O ar livre contém baixos níveis de benzeno provenientes de de fumo de tabaco, postos de gasolina, emissões industriais e dos escapamentos dos veículos automotores.

O ar interior geralmente contém níveis mais elevados de benzeno; estes provêm de produtos que contenham benzeno, como colas, tintas, ceras de móveis e detergentes.

O ar em torno de aterros ou de postos de combustíveis contém níveis mais elevados de benzeno.

Escapes de tanques de armazenamento subterrâneos ou aterros que contenham benzeno pode contaminar as águas dos mananciais.

As pessoas que trabalham em indústrias que fabricam ou usam benzeno podem estar expostas a níveis mais elevados de benzeno.

Como o benzeno pode prejudicar a minha saúde?

(Fonte: www.atsdr.cdc.gov/es/)

Respirar níveis muito elevados de benzeno pode resultar em morte, enquanto que níveis elevados podem causar sonolência, tonturas, taquicardia, dores de cabeça, tremores, confusão e inconsciência. Comer ou beber altos níveis de benzeno pode causar vômitos ou irritação do estômago, tonturas, sonolência ou convulsões; batimentos cardíacos rápidos e morte.

O principal efeito da exposição a longo prazo (365 dias ou mais) de benzeno está no sangue. O benzeno provoca efeitos nocivos sobre a medula óssea e pode causar uma redução no número de células vermelhas do sangue, conduzindo a anemia.

O benzeno pode também causar hemorragias e danos no sistema imunológico, aumentando assim a probabilidade de infecções.

Algumas mulheres que respiraram altos níveis de benzeno por muitos meses tiveram períodos menstruais irregulares e diminuição do tamanho de seus ovários. Não se sabe se a exposição ao benzeno afeta o feto durante a gravidez ou a fertilidade nos homens.

Estudos em animais que respiraram benzeno durante a gravidez demonstraram baixo peso ao nascimento, atraso na formação óssea e danos na medula óssea.

Valores de Referência

O Real Decreto 102/2011, de 18 de outubro, estabelece o Valor Límite Anual para a Proteção da Saúde Humana, expressa em microgramas/m³, referenciado a uma temperatura de 293 K e a uma pressão de 101,3 kPa

VALOR LIMITE ANUAL DE BENZENO PARA A PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA: 5 microgramas/m³

Período: Ano Civil.

Data de Implementação do Valor Limite: 1 de janeiro de 2010, exceto nas zonas e aglomerações em que tenha sido concedida uma prorrogação.

Técnica de Medição

O Real Decreto 102/2011 estabeleceu que o método de referência para a medição de benzeno é aquele descrito na Norma UNE-EN 14662:2006, partes 1, 2 e 3 «Calidad del aire ambiente-Método normalizado de medida de las concentraciones de benceno».

 


© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001