web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Prognóstico do Índice Ultravioleta (IUV)

Previsão segundo a AEMET

Previsão segundo Sciamachy

O Qué é o Índice UV?

Trata-se de um prognóstico diário, calculado com 24 horas de antecedência, da quantidade de radiação ultravioleta (UV) recebida pela superficie da Terra durante o horário de pico de radiação solar, ao meio-dia local, o que não corresponde exatamente às 12:00 h. É um número adimensional numa escala de 0 a 20. Foram estabelecidas cinco categorias que podem ser utilizadas para explicar a intensidade de cada um dos valores.

Valores do Índice e Categorías de Exposição

UV

O importante é que o índice pode ser aplicado para alertar as pessoas com todos os tipos de pele, para evitar danos imediatos da exposição excessiva ao sol, como insolação, queimaduras, febre, diarréia, etc.

Algumas pessoas reconheceram a necessidade de adotar maiores precauções para se protegerem de queimaduras solares, a partir das categorias indicadas; outras, que não são tão sensíveis, não necessitariam adotar tantas precauções.

Foram criadas categorias de exposição para alertar as pessoas cujas características de pele as tornam mais sensíveis às queimaduras solares.

Fatores que determinam a Intensidade UV

Um dos fatores importantes que influenciam os níveis de radiação UV é a cobertura de nuvens. Os dias nublados, de forma parcial ou variável, pouco reduzem a intensidade da radiação UV. Não obstante, os dias chuvosos ou com muita nebulosidade reduzem a intensidade da radiação UV, chegando, em alguns casos, até 50% ou mais.

Outro fator importante na determinação da intensidade da radiação UV que uma pessoa recebe é o tempo de sua exposição ao sol. O índice UV é a exposição a radiação UV prognosticada para a hora próxima ao meio-dia. Se a pessoa se expõe ao sol antes ou depois dessa hora, a intensidade de radiação UV é reduzida proporcionalmente. A hora de máxima exposição é o meio-dia solar, ou seja, o momento do clímax, quando o sol está mais alto sobre o horizonte.

A época do ano também influencia a intensidade da radiação UV que chega a superfície da Terra. As maiores intensidades de radiação UV acontecem no final da primavera e início do verão, enquanto no final de outono e início do inverno, a radiação é muito menor.

A radiação UV também varia com a latitude e altitude, sendo que os maiores valores ocorrem à medida que se aproxima do Equador ou aumenta a altura. A neblina pode reduzir a intensidade da radiação UV. Também é importante o papel das superfícies refletoras para determinar os riscos de exposição: a água, a areia e a neve refletem os raios UV e pode intensificar os danos a pele.

As decisões sobre o estilo de vida podem superar outros fatores na determinação do risco de uma pessoa a exposição ao sol. Aqueles que trabalham ou praticam atividades esportivas ao ar livre por longos períodos enfrentam maiores riscos de efeitos adversos da exposição a radiação UV. Atividades, tais como, a prática de esqui, banhos de sol ou natação podem levar a riscos mais elevados. O uso de bronzeamento artificial também aumenta o risco de danos a pele, devido a radiação ultravioleta. E, qualquer que seja a origem, contribui para danos a longo-prazo.

A energia do Sol chega à Terra na forma de radiação visível, infravermelha e ultravioleta. A radiação ultravioleta apresnta subdivisões. A radiação ultravioleta A (UVA) apresenta comprimentos de onda de 320 a 400 nanometros (nm); os comprimentos de onda da radiação ultravioleta B (UVB) se encontram na faixa 280-320 nm; a radiação ultravioleta C (UVC) se encontra na faixa 100- 280 nm. Como a atmosfera terrestre absorve comprimentos UVC, apenas as radiações UVA e UVB atingem a superfície da terra.

Embora uma certa quantidade de exposição à luz do sol possa ser agradável e saudável, o excesso de exposição pode ser perigoso. A exposição aos raios UV está associada a muitos efeitos adversos para a saúde.

Como Classificar o Tipo de Pele?

Uma vez que a susceptibilidade individual a queimadura ao sol varia muito, cada pessoa deve determinar seu próprio tipo de pele. Veja adiamte a descrição da tabela "Descrição dos Fototipos de Pele".

O primeiro passo para classificar o tipo de pele de uma pessoa é observar a cor da pele nas partes do corpo que recebem menos incidência solar. A parte inferior das pernas, acima dos tornozelos, atrás do joelho, ou a parte interior do braço superior são possíveis locais. Não se deve utilizar para a classificação da pele a face, o pescoço ou os braços (ou o peito, no caso dos homens ) porque a cor dessas é alterada por exposições anteriores ao sol.
Outros fatores também são importantes; entre eles se encontram a história genética, a idade, o número de queimaduras graves anteriores e o histórico médico. A determinação individual do tipo de pele deve ser feita após uma análise cuidadosa de todas essas influências. Uma classificação precipitada pode resultar em ações que possam conduzir a sobre-exposição ao sol. 

Descrição dos tipos de pele...

UV

Los fototipos de piel y las MED*

UV

Prevenção de Enfermidades

Internacionalmente são recomendadas as seguintes medidas para reduzir a probabilidade de queimaduras, lesões oculares e doenças causadas pela exposição contínua ao sol:

· Minimizar a exposição ao sol ao meio-dia (10.00 h às 15:00 h).

· Aplicar protetor solar com FPS-15 ou superior em todas as áreas expostas do corpo.

· Reaplicar o protetor solar a cada duas horas, mesmo em dias nublados e após nadar ou suar.

· Usar roupas que cubram o corpo e lancem uma sombra para o rosto.

· Evitar a exposição desnecessária a lâmpadas de radiação ou câmaras de bronzeamento.

· Proteger as crianças, evitando a exposição excessiva ao sol nos horários de pico de iluminação e aplicando protetores solares, em abundância e freqüência, para crianças maiores de 6 meses de idade. (Observação: Não se deve aplicar protetor solar em crianças com menos de 6 meses de idade, devendo-se limitar ao máximo sua exposição ao sol).

É possível que a susceptibilidade a danos nos olhos provenientes da radiação UV seja semelhante para todos os tipos de pessoas. Internacionalmente, as seguintes medidas também são recomendados para evitar danos aos olhos pela radiação UV:

· Usar óculos escuros quando a pessoa se encontrar ao ar livre durante as horas de sol. Usá-los regularmente também oferece alguma medida de proteção contra os raios UV.

· Usar chapéus de abas largas para proteger os olhos. (Os chapéus que dão sombra no pescoço também protegem a pele).

Deve-se tomar cuidado ao escolher óculos de sol. Este deve absorver 99-100% de todo o espectro da radiação UV. Leia cuidadosamente as estiquetas para se assegurar que os óculos absorvem os raios UVA e UVB.

Qual o Papel do Ozônio Estratosférico?

A camada de ozônio na estratosfera protege a Terra dos prejudiciais raios ultravioleta do sol. Foi definitivamente estabelecido que a diminuição do ozônio atmosférico, muito alto e muito longe de nós, pode resultar em aumento da radiação ultravioleta na superfície. A camada de ozônio varia de dia para dia e de lugar para lugar.

Durante a última década, a diminuição da quantidade média de ozono foi medida a longo prazo. Os níveis futuros de ozônio e da radiação UV vão depender da combinação de fatores naturais e antrópicos, como, por exemplo, o uso de clorofluorcarbonos (CFCs).

Os especialistas concordam que o aumento da exposição aos raios nocivos pode ajudar a aumentar, à longo prazo, o câncer de pele e as cataratas, além de criar danos aos animais e as plantas. Portanto, é importante a proteção da superexposição à radiação UV.

Cómo se Calcula o Índice de Radiación UV?

A metodologia de prognóstico do Índice Ultravioleta (IUV) se baseia na relação entre a elevação solar em relação a vertical local em diferentes épocas do ano, as medidas do ozônio total, a altura ou elevação acima do nível do mar de cidades e a radiação UV.

Em primeiro lugar, são calculados os valores de ozônio projetados para o dia seguinte. Para isso, são utilizadas as medições da coluna de ozônio total dos dias anteriores, a partir das medições efetuadas por sensores instalados em satélites que monitoram a Terra.

Em segundo lugar, são realizados os cálculos da máxima intensidade de radiação ultravioleta que atinge a superfície da Terra com condições de céu claro. Usando esses valores de estimativa de ozônio como , um modelo de transferência radiativa calcula a quantidade de radiação ultravioleta que pode chegar a superfície da Terra, ao meio-dia solar. Essa informação fornece a quantidade máxima de radiação UV incidente possível para um lugar.

Em seguida, os resultados são integrados para se obter a quantidade de radiação UV solar que atinge a superfície da Terra em uma hora, que é centrada no meio-dia solar. (A hora do meio-dia solar se estende desde meia hora antes do meio-dia a meia hora depois do meio dia solar) . Os resultados destes cálculos são expressos em HectoJoules por metro quadrado ( HJ / m² ) e se situam numa escala de 0 a 20.

Os valores obtidos são válidos apenas para consições de céu claro, sem nuvens, e são divulgados como Índice UV prognosticado.

Fonte: Comisión Nacional de Actividades Espaciales (Argentina); http://orbis.conae.gov.ar


© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001