web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 6, 2018

Mais de 90% dos brasileiros gostariam de ter mais contato com a natureza, diz Ibope


Por Sabrina Rodrigues

 

Noventa e um por cento dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia.
Foto: Cesar I. Martins/Flickr.

O brasileiro quer ficar mais perto da natureza, acha que o desmatamento é a maior ameaça para a natureza e acredita que cuidar do verde é uma responsabilidade também do cidadão. O raio-x sobre o que pensam os brasileiros sobre as áreas protegidas e o meio ambiente é fruto de uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência e encomendada pelo WWF-Brasil.

Os pesquisadores foram a campo, em todas as regiões do país, entre os dias 21 e 26 de junho deste ano, e realizaram 2.002 entrevistas com homens e mulheres com idade a partir de 16 anos. A amostra tem representativa nacional. Essa é a segunda vez que o Ibope faz esse levantamento. A primeira foi em 2014.

Veja alguns dos resultados do levantamento realizado: 

Contato com a natureza

A pesquisa deixa claro um aumento do interesse dos brasileiros pelo tema. O desejo de mais contato com a natureza aumentou. Noventa e um por cento dos perguntados afirmaram que gostariam de ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia, o percentual em 2014 era de 84%. Ao mesmo tempo, 54% não estão satisfeitos com as áreas verdes em suas cidades, o número era 56% há quatro anos.

Ameaça à natureza

O desmatamento das florestas é considerado a maior ameaça para a natureza, com 27% das menções, seguido pela poluição das águas (26%).

Orgulho nacional

Perguntados sobre os motivos que os brasileiros consideram razões de orgulho para o país houve uma queda em relação ao ano de 2014, quando 58% dos brasileiros entrevistados afirmaram orgulho do meio ambiente e suas riquezas. Esse número cai para 39% em 2018. Apesar disso, o meio ambiente ainda lidera o ranking de orgulho nacional.

Serviços ambientais (Benefícios) das Unidades de Conservação

Quando apresentados a uma cartela indicando os possíveis benefícios (serviços ambientais) que as Unidades de Conservação geram para a sociedade, os entrevistados apontam a melhoria qualidade do ar (51%), proteção de nascentes e rios (45%) e proteção da diversidade de animais e plantas (44%) como principais benefícios.

 

Fonte: https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/mais-de-90-dos-brasileiros-gostariam-de-ter-mais-contato-com-a-natureza-diz-ibope/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001