web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 19, 2018

ONU lembra tratado para enfrentar destruição da camada de ozônio e aquecimento global


18/09/2018

“Fique frio e siga em frente”, este foi o tema das celebrações do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, comemorado no domingo (16). Data alertou para a necessidade de combater as mudanças climáticas e o aquecimento global.

No mesmo dia, o Protocolo de Montreal — um acordo global para eliminar os produtos e substâncias que destroem a Camada de Ozônio — completou 31 anos.

Imagens da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) comparam o tamanho do buraco na camada de Ozônio, que aumentou consideravelmente de 1979 para 2008. Imagem: Observatório da Terra da NASA
Imagens da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) comparam o tamanho do buraco na camada de Ozônio, que
aumentou consideravelmente de 1979 para 2008. Imagem: Observatório da Terra da NASA

“Fique frio e siga em frente”, este foi o tema das celebrações do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, comemorado no domingo (16). Data alertou para a necessidade de combater as mudanças climáticas e o aquecimento global.

No mesmo dia, o Protocolo de Montreal — um acordo global para eliminar os produtos e substâncias que destroem a Camada de Ozônio — completou 31 anos. Em 2016, países aprovarão a Emenda de Kigali para o documento. Com isso, o marco passou a controlar também os hidrofluorocarbonos (HFCs), substâncias com alto potencial de aquecimento do planeta.

O texto já regulava o brometo de metila — substância que tem função dedetizadora, sendo utilizada para tratamento de solo e eliminação de insetos, fungos, bactérias e ervas daninhas; os clorofluorcarbonetos (CFCs), usados na fabricação de sistemas de refrigeração, espumas, aerossóis e extintores de incêndio; e os hidroclorofluorocarbonos (HCFCs), aplicados como fluido refrigerante em geladeiras e aparelhos de ar condicionado.

Em mensagem para o dia internacional, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou que apenas 46 nações adotaram a Emenda de Kigali. “Eu chamo todos os outros (países) a seguir o exemplo e mostrar seu compromisso com um planeta mais saudável”, convocou o chefe da Organização.

O HFCs, proibidos pelo adendo ao tratado, também são utilizados em sistemas de refrigeração.

“Por mais de três décadas, o Protocolo de Montreal fez muito mais do que diminuir o buraco na camada de ozônio. Ele nos mostrou como a governança ambiental pode responder à ciência e como países podem se unir para lidar com uma vulnerabilidade compartilhada.”

O dirigente máximo das Nações Unidas pediu que o mesmo espírito de uma causa comum mobilize os países atualmente, num momento em que o mundo precisa implementar com urgência o Acordo de Paris.

No Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoia a implementação de projetos para o cumprimento do protocolo. O Ministério do Meio Ambiente é responsável pela coordenação dessas ações.

Com as estratégias, o país já eliminou mais de 98% do consumo de SDOs — sigla para substâncias destruidoras do ozônio. Atualmente, o governo brasileiro está na fase de eliminação dos HCFCs, com o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).

Atuando como agência líder implementadora, o PNUD é responsável pela conversão do setor de espumas de poliuretano. Em 2012, teve início a implementação da Etapa 1 do PBH, que se encerra em dezembro de 2019. Até o momento, o projeto já prestou apoio técnico e financeiro na conversão de 191 empresas de espumas de poliuretano.

Para a Etapa 2 do PBH, a expectativa é converter 100% do setor. Com a publicação da Instrução Normativa nº 4 do IBAMA, de 14 de fevereiro de 2018, a importação do HCFC-141b será proibida a partir de janeiro de 2020 para a manufatura de espumas de poliuretano.

Para alertar as empresas que ainda não aderiram ao PBH e que não estão preparadas para a substituição dos HCFCs, o PNUD e o Ministério lançaram o vídeo informativo: Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs para o setor de Espumas de Poliuretano. O objetivo da iniciativa é sensibilizar todas as empresas de poliuretano do Brasil e informá-las sobre o apoio técnico e financeiro que podem receber para esse processo de transição.

O PNUD também é responsável pela implementação do Projeto Demonstrativo para Gerenciamento e Destinação Final de SDOs, que tem como meta adequar incineradores para promover a destinação ambientalmente segura das substâncias destruidoras do ozônio. Outro princípio é orientar as empresas no processo de gerenciamento ambiental e descarte dessas substâncias.

Essa iniciativa também melhorou a estrutura de quatro Centros de Regeneração e Armazenagem (CRAs), com cilindros e tanques apropriados para o armazenamento das SDOs. O programa também modernizou completamente os laboratórios dessas empresas para a realização de ensaios e análises de pureza. Isso permitiu a recuperação de substâncias ainda aptas a retornar ao mercado como fluidos refrigerantes de qualidade.

O PNUD e seus parceiros esperam apoiar a recuperação da camada de ozônio e a proteção do planeta contra o aquecimento global do clima, para que o mundo fique frio e a sociedade possa seguir em frente.

Para mais informações sobre as ações e projetos implementados pelo Brasil para o Protocolo de Montreal, visite o site: http://www.protocolodemontreal.org.br.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-lembra-tratado-para-enfrentar-destruicao-da-camada-ozonio-aquecimento-global/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001