web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 20, 2018

Portugal: Vila Nova de Gaia implementa ações com vista à descarbonização


Ações de sensibilização, promoção de hábitos de consumo de energia conscientes e requalificação de edifícios são iniciativas que Vila Nova de Gaia está a implementar para atingir a descarbonização no âmbito do projeto LOCARBO, apresentado hoje.

Lusa
19 Setembro 2018

O objetivo é, disse à agência Lusa a gestora do projeto pelo Município de Vila Nova de Gaia, Carla Pires, "caminhar para uma economia de baixo carbono tendo por base os instrumentos políticos que apoiam a suficiência energética na área dos edifícios", somando "a alteração de comportamentos nos utilizadores ou consumidores de energia".

O LOCARBO é um projeto de cooperação que integra um total de sete parceiros, oriundos de seis países (Portugal, Itália, Hungria, Lituânia, Roménia, Inglaterra), que tem a duração de quatro anos e meio, estando neste momento completa a sua primeira fase.

O projeto conta com o apoio do Programa de Cooperação Territorial INTERREG EUROPE, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Carla Pires explicou que o princípio do projeto é o de que todos os parceiros partilhem experiências, existindo já um inventário de boas práticas compilado que está disponível na página do projeto.

No que se refere a Gaia, o projeto LOCARBO centra-se, entre outros aspetos, nos edifícios de gestão pública municipal e nos empreendimentos de habitação, bem como no mostrar à população que pode ter determinados comportamentos para "ajudar na descarbonização zero" quando utiliza edifícios públicos, disse.

A título de exemplo, pense-se num edifício administrativo onde o gesto de desligar o computador quando se deixa o posto de trabalho antes de ir para a casa muitas vezes não é feito.

Já em equipamentos desportivos, a comunidade poderá ter uma nova sensibilidade para as causas ambientais quando souber que a água com a qual toma banho é aquecida por painéis solares, considerou.

O Instituto Superior de Línguas e Administração de Gaia acolhe ao longo desta manhã a sessão de apresentação e balanço do LOCARBO que, segundo descreveu à Lusa a gestora do projeto, em Gaia também conjuga todas as estratégias que existem dispersas nas políticas do município, como o Pacto de Autarcas, a Agenda 21 ou o plano estratégico local para a energia.

"No fundo são compromissos e preocupações que o município tem para esta área e esta ambição, a de promover a adoção de consumos de energia mais conscientes tendo em conta a defesa do meio ambiente, a meta de descarbonização zero, o fator financeiro", referiu Carla Pires.

A responsável avançou que em breve as faturas da água vão seguir para o consumidor com um folheto de sensibilização para a correta utilização dos edifícios e promoção da qualidade do ar interior.

O recurso às redes sociais e a novas tecnologias para divulgar a mensagem também está a ser ponderado.

"A partir de 2021 os edifícios novos e os edifícios públicos têm de estar adaptados para um balanço energético quase nulo, ou seja, o consumo de energia deve ser proveniente de fontes renováveis. Nem toda a gente sabe isso", sublinhou.

Após a apresentação pública de hoje, Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, junta-se aos restantes parceiros numa reunião de balanço da primeira fase do LOCARBO que decorre na próxima semana também em Portugal.

 

Fonte: https://www.dn.pt/lusa/interior/vila-nova-de-gaia-implementa-acoes-com-vista-a-descarbonizacao-9873089.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001