web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 31, 2018

Conama delibera sobre controle da poluição


Dispositivos aprovados tratam sobre padrões de qualidade do ar e nova fase do programa de controle de emissões de veículos pesados novos. Conselho segue reunido nesta quarta-feira.

Publicado: Terça, 30 Outubro 2018 19:34
Última modificação: Terça, 30 Outubro 2018 19:54

Conselho aprova resoluções sobre controle da poluição
Conselho aprova resoluções sobre controle da poluição

Brasília O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou nesta terça-feira (30) uma resolução relacionada ao controle de emissões veiculares e outra voltada para os padrões de qualidade do ar. As deliberações ocorreram em reunião extraordinária realizada em Brasília. O encontro segue até esta quarta-feira (31) para a votação de emendas propostas a uma das matérias.

Uma das resoluções aprovadas estabelece nova etapa de exigências para a veículos pesados novos. Denominada fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), a medida começará a ser aplicada em 2022 e limitará poluentes e ruídos dos novos veículos de uso rodoviário destinados ao transporte de passageiros e mercadorias.

A nova fase do Programa trará benefícios ambientais e para a saúde humana. Com ela, o Brasil poderá reduzir em até 99% da emissão de poluentes como partículas finas, o que contribuirá para reduzir os riscos de doenças cardíacas, câncer de pulmão e acidentes vasculares, conforme avaliação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Entre as medidas previstas pela resolução, estão a medição das emissões em condições reais na rua. A fase P8 do Proconve engloba, ainda, questões como fatores de deterioração e o acompanhamento das emissões de acordo com a vida útil do veículo.


Já a resolução sobre qualidade do ar diz respeito à proposta de Revisão da Resolução 03/90 do Conama, que dispõe sobre padrões de qualidade do ar para todo o país. A alteração à resolução foi aprovada pela plenária, mantendo o texto-base, com os padrões de qualidade do ar ajustados aos princípios do desenvolvimento sustentável.

O PROCONVE

Criado em 1986, o Proconve tem o objetivo de reduzir e controlar a contaminação atmosférica e a emissão de ruído por fontes móveis, os veículos automotores, que incluem carros, caminhões, ônibus e máquinas rodoviárias e agrícolas. Para isso, o Programa vem criando, por meio de resolução, novas fases com fixações de prazos, limites máximos de emissão e exigências tecnológicas.

A emissão é 90% menor que a registrada em 1986, quando surgiu o Proconve. De acordo com relatório de avaliação do Ibama, 14.495 mortes foram evitadas com a redução da poluição, o que resultou na economia de R$ 1,3 bilhão em assistência médica. Somente na região metropolitana de São Paulo, a liberação de monóxido de carbono na atmosfera foi reduzida em 60%.
Por: Lucas Tolentino e Letícia Verdi/Ascom MMA


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br

Fonte: http://www.mma.gov.br/informma/item/15197-conama-aprova-resolu%C3%A7%C3%B5es-para-controle-da-polui%C3%A7%C3%A3o.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001