web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 5, 2018

Nova bateria criada no MIT pode dar carga a aviões elétricos que não poluem


Viagens aéreas são responsáveis ​​por cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono

04/11/2018 - 06H01 - ATUALIZADA ÀS 10H19
POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
Avião prepara para pousar em aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
AVIÃO PREPARA PARA POUSAR EM AEROPORTO DE GUARULHOS, EM SÃO PAULO
(FOTO: PAULO WHITAKER/REUTERS)

Para criar carros menos poluentes, várias empresas já trabalham com os elétricos e híbridos. Na geração de energia elétrica, já há usinas solares e eólicas. Mas um dos grandes desafios do quebra-cabeça climático sãs as viagens aéreas. Eliminar a emissão de gases de efeito estufa de aviões poderia ter um grande efeito: as viagens aéreas são responsáveis ​​por cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono.

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) estão trabalhando para mudar isso. Yet-Ming Chiang, professor de ciência de materiais e empreendedor, passou grande parte de sua carreira estudando baterias. Ao lado de seu colega, Venkat Viswanathan, professor assistente de engenharia mecânica na Carnegie Mellon, ele estuda como melhorar a eficiência do armazenamento de energia.

Se a tecnologia que eles estão desenvolvendo funcionar da maneira esperada, voos regionais não queimarão tanto combustível nem emitirão tantos poluentes.

Viswanathan e Chiang colaboram com a 24M, fabricante de baterias de íons de lítio que Chiang fundou em 2010, e a Zunum Aero, uma startup de aeronaves, para desenvolver e testar protótipos especificamente projetados para as necessidades de um avião híbrido.

Ainda há poucas alternativas para o transporte aéreo sustentável. Apesar de mais de uma dezena de empresas, incluindo EmbraerUber, Airbus e Boeing, pesquisarem pequenas aeronaves elétricas, o foco normalmente são veículos para um ou dois passageiros. Isso criaria o equivalente a táxis voadores, com autonomia de cerca de 160 quilômetros.

A esperança é esses veículos — na maioria dos casos, previstos como aeronaves de pouso e decolagem verticais autônomas — aliviarem o congestionamento e reduzir as emissões dos carros. Mas não substituirem as viagens aéreas.

Viswanathan e Chiang estão apostando mais alto. O plano inicial é desenvolver uma bateria para alimentar um avião de 12 pessoas, com 644 quilômetros de alcance — o suficiente para fazer viagens de Nova York a Washington, nos EUA, ou do Rio a São Paulo. Em uma segunda fase, esperam habilitar um avião elétrico capaz de transportar 50 pessoas.

Apesar de elétricos, esses aviões ainda seriam equipados com um motor de combustão e transportariam combustível. Mas se deve ao "requerimento de reserva" da US Federal Aviation Administration, que instrui as aeronaves a transportar o suficiente para pousar em um aeroporto a 322 km do destino pretendido. Em condições normais, as aeronaves iriam da decolagem ao pouso sem emitir fumaça.

 

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/11/nova-bateria-criada-no-mit-pode-dar-carga-avioes-eletricos-que-nao-poluem.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001