web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 13, 2018

Estudo alerta para dano irreversível nos polos mesmo com aquecimento moderado


Estudo alerta para dano irreversível nos polos mesmo com aquecimento moderado
O gelo contido na Groenlândia e na Antártica contém água congelada suficiente para elevar o nível do mar em vários metros
GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos

AFP

12/11/18 - 20h00 - Atualizado em 13/11/18 - 02h58

Um modesto aumento da temperatura global poderia bastar para que durante este século o degelo dos polos seja “irreversível”, advertiu nesta segunda-feira uma equipe de cientistas em um novo estudo.

O Acordo de Paris contra as mudanças climáticas pretende limitar o aumento da temperatura abaixo de 2ºC em relação aos níveis da era pré-industrial e, se possível, abaixo de 1,5ºC, uma meta que para ser atingida requer uma mudança radical na indústria e nos modos de vida atuais em nível planetário.

Em comparação, se continuarmos emitindo no mesmo ritmo os gases de efeito estufa, a temperatura subirá 4ºC, segundo os cientistas.

Os cientistas afirmavam, até agora, que as calotas polares da Groenlândia e da Antártica sobreviveriam com um aumento contido de entre 1,5 e 2ºC, mas uma nova análise publicada na revista científica Nature Climate Change estima que mesmo um aquecimento global modesto poderia causar um dano irreversível, contribuindo para o aumento do nível do mar.

“Acreditamos que (um aumento de) entre 1,5ºC e 2ºC é praticamente o limite para evitar novos efeitos dramáticos nos polos”, disse à AFP Frank Pattyn, diretor do departamento de Geociências da Universidade Free de Bruxelas e responsável pelo estudo.

Sua equipe chegou à conclusão de que tanto a Groenlândia como a Antártica atingirão um “ponto de inflexão” por volta de 2ºC, o que “implica que as mudanças nas calotas polares serão potencialmente irreversíveis”.

O degelo na Groenlândia já provocou um aumento anual de 0,7 milímetros do nível do mar desde meados dos anos 1990.

E os polos estão aquecendo mais rapidamente que o resto da Terra: desde esse período, a Groenlândia é agora 5ºC mais quente no inverno e 2ºC no verão.

Embora os cientistas acreditem que seriam necessários séculos para o derretimento total dos polos, mesmo que haja um grande aumento da temperatura global, o estudo desta segunda-feira levanta uma nova preocupação sobre o Acordo de Paris, o único plano da humanidade para frear as mudanças climáticas.

 

Fonte: https://istoe.com.br/estudo-alerta-para-dano-irreversivel-nos-polos-mesmo-com-aquecimento-moderado/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001