web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 5, 2015

Portugueses preocupam-se mais com ambiente e poluição do ar passou a primeiro lugar


Os portugueses estão mais preocupados com as questões ambientais, principalmente com a poluição do ar, que ultrapassou as questões da água nos últimos anos e passou a ocupar o primeiro lugar, revelou hoje a investigadora especialista em ambiente Luísa Schmidt.

No último Eurobarómetro, que analisa as atitudes dos cidadãos europeus perante o ambiente, com dados recolhidos em maio de 2014, regista-se "uma percentagem elevadíssima, de 97%, a considerar que o ambiente é importante e muito importante, o que se aproxima dos números da União Europeia", disse à agência Lusa a investigadora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.

Na comparação com os dados de 2011, em Portugal "ainda aumentou mais a atribuição desta importância" ao ambiente, acrescentou.

A especialista em temas ambientais falava a propósito da conferência "Consumo Sustentável - Uma atitude Verde", organizada pelo Green Project Awards (GPA) e que se realiza na terça-feiram em Lisboa.

Os cidadãos estão cada vez mais interessados nos assuntos do ambiente, que relacionam com a noção de qualidade de vida e com as condições dos espaços próximos do local onde vivem, "ao contrário do que muitas vezes os políticos e os media refletem, porque em termos políticos, o tema não está fortemente implantado na agenda".

Esta situação "liga-se sobretudo à ideia de que a gestão ambiental é muito importante porque tem consequências diretas na vida quotidiana das pessoas", explicou a investigadora, avançando que os dois temas realçados pelos portugueses: a poluição do ar e a poluição da água.

A poluição do ar "aumentou comparativamente aos últimos anos", sendo a maior preocupação para 66% dos portugueses, acima da média europeia, e a questão "clássica" da poluição das águas, rios, lagos, águas subterrâneas e mares passou para segundo lugar.

"É um facto que as pessoas estão preocupadas com a poluição do ar e com a falta de informação sobre o assunto", defendeu Luísa Schmidt.

A investigadora transmitiu a ideia de que as pessoas, à medida que se afastam de uma vida mais ligada ao consumo, devido aos problemas económicos, começam a dar mais importância àquilo que são os seus espaços públicos de usufruto gratuito, como jardins ou zonas ribeirinhas.

Também aumentou entre os portugueses a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, mas há uma diferença geracional e os mais jovens preocupam-se mais com a questão da conservação da natureza e têm maior exigência cívica em termos ambientais.

A biodiversidade não entra muito no vocabulário dos mais velhos, mas está entre as maiores preocupações dos mais novos, o mesmo acontecendo com as alterações climáticas e com algumas práticas relacionadas com os resíduos e com as energias renováveis.

Verifica-se também uma "maior dinâmica de convergência com os padrões europeus entre as gerações mais novas, com mais literacia ambiental, mais conhecimento, mais perceção, mais práticas", tal como a existência de "esperança" na economia verde, referiu Luísa Schmidt.

Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=825899&tm=8&layout=121&visual=49



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001