web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 20, 2019

Agência da ONU e fundo ambiental liberam US$1 mi para setor de biogás no Brasil em 2019


A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) aprovaram na semana passada (14) investimento de 1 milhão de dólares na cadeia de biogás da agroindústria brasileira para o ano de 2019.

O montante vai financiar capacitações, mapeamento e divulgação de informações e modelos de negócio, bem como ações de desenvolvimento de tecnologia e unidades de demonstração, com execução prevista para cinco anos, e com o custo estimado de 7 milhões de dólares.

A reunião de aprovação foi realizada em Foz do Iguaçu (PR), na Itaipu Binacional. Foto: UNIDO/Renata Thomazi
A reunião de aprovação foi realizada em Foz do Iguaçu (PR), na Itaipu Binacional.
Foto: UNIDO/Renata Thomazi

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) aprovaram na semana passada (14) investimento de 1 milhão de dólares na cadeia de biogás da agroindústria brasileira para o ano de 2019. O montante vai financiar capacitações, mapeamento e divulgação de informações e modelos de negócio, bem como ações de desenvolvimento de tecnologia e unidades de demonstração, com execução prevista para cinco anos, e com o custo estimado de 7 milhões de dólares.

A iniciativa “Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira” é decorrente de uma solicitação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), instituição líder do governo, que conta com a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O projeto é implementado pela UNIDO com recursos do GEF. A execução conta com a atuação de importantes instituições como o Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás) e do SEBRAE. O programa teve seu plano de trabalho aprovado em reunião da agência da ONU com representantes do governo do Brasil e do setor de biogás e energias renováveis.

O encontro, realizado em Foz do Iguaçu (PR), teve a participação de Paulo César Resende de Carvalho, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Alessandro Amadio, representante da UNIDO para o Brasil e Venezuela; Rodrigo Régis de Almeida Galvão, diretor-presidente do CIBiogás; e Paulo Afonso Schmidt, superintendente da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu Binacional.

Com duração de cinco anos, o projeto visa reduzir emissões de gases do efeito estufa e combater a dependência de combustíveis fósseis no Brasil, promovendo o uso do biogás e fortalecendo as cadeias de tecnologia dessa fonte de energia e também do biometano. A expectativa é reduzir o equivalente a 535 mil toneladas de gás carbônico.

O organismo das Nações Unidas e o GEF esperam mobilizar 32,1 milhões de dólares em investimentos no setor. Outra meta é gerar em média 110 mil megawatts ao longo de dez anos nas usinas-piloto de biogás. Os parceiros querem ainda ampliar os mecanismos de incentivo a técnicas de baixa emissão de gases do efeito estufa, por meio de regulamentação, quadro político e planejamento.

Os beneficiários diretos da iniciativa serão os produtores de matéria-prima para a agroindústria, os fornecedores de equipamentos e serviços do setor de biogás, associações de produtores rurais e agroindustriais, empresas, governo federal e estadual e os consumidores das tecnologias e projetos demonstrativos.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/agencia-da-onu-e-fundo-ambiental-liberam-us1-mi-para-setor-de-biogas-no-brasil/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001