web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 28, 2019

ONU lança polo de acompanhamento de políticas climáticas no Caribe


Publicado em 27/02/2019

Objetivo do organismo é auxiliar países a mensurar, notificar e verificar o impacto das políticas que estão sendo implementadas para cumprir o Acordo de Paris. O tratado visa limitar a elevação da temperatura média global a 1,5 ºC até o final do século.

Mudanças climáticas vão agravar secas e prejudicar produção de alimentos no Caribe, segundo a FAO. Foto: FAO
Mudanças climáticas vão agravar secas e prejudicar produção de alimentos no Caribe, segundo a FAO.
Foto: FAO

A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) apoiou o lançamento neste mês (21) de um polo de monitoramento das ações climáticas no Caribe. Objetivo do organismo é auxiliar países a mensurar, notificar e verificar o impacto das políticas que estão sendo implementadas para cumprir o Acordo de Paris. O tratado visa limitar a elevação da temperatura média global a 1,5 ºC até o final do século.

Conhecido pela sigla em inglês MRV Hub, o polo é uma instituição técnica colaborativa, onde países caribenhos vão compartilhar conhecimentos para produzir dados de excelência sobre emissões de carbono e outros aspectos das políticas climáticas.

“Você não consegue controlar o que você não consegue medir”, afirmou o especialista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Damiano Borgogno, em uma reunião em Granada com dez países do Caribe anglófono.

O especialista disse que os países precisam ser capazes de medir e rastrear emissões, a fim de tomar decisões informadas que resultem em ações climáticas. Borgogno pediu mais transparência nos processos regionais de discussão e elaboração de políticas associadas ao Acordoe de Paris. O profissional do PNUD acrescentou que o Caribe pode liderar outras regiões no cumprimento da meta de 1,5 ºC.

A proposta do polo de monitoramento é funcionar como uma cooperativa em que especialistas de cada nação possam dividir aprendizados, orientações e recursos.

“A nossa meta é melhorar a elaboração doméstica de políticas, melhorar a eficiência da ação climática e se tornar um instrumento para a implementação bem-sucedida de planos climáticos, a pedra angular do Acordo de Paris”, completou Borgogno.

Em sua fase inicial, o MRV Hub receberá o apoio de agências das Nações Unidas — PNUD, UNFCCC e ONU Meio Ambiente — e outras instituições internacionais e regionais, como o Instituto de Gestão de Gases do Efeito Estufa, a Fundação de Pesquisa e Educação das Ilhas Windward e a Universidade de São Jorge em Granada. O projeto terá contribuições também da Iniciativa Climática Internacional (IKI), do Ministério para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha.

“Essa é uma grande iniciativa que vai criar a massa crítica de conhecimento regional para monitorar a rastrear a contribuição do Caribe no combate às mudanças climáticas”, disse Carlos Fuller, oficial do Centro de Mudanças Climáticas da Comunidade Caribenha.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-lanca-polo-de-acompanhamento-de-politicas-climaticas-no-caribe/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001